PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: GEISA CASSIANA PAULINO DA SILVA

DISCENTE: GEISA CASSIANA PAULINO DA SILVA
DATA: 19/02/2018
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
TÍTULO: INFORMAÇÃO NON-GAAP: EVIDÊNCIAS DO SEU VALUE RELEVANCE, E UMA ANÁLISE DO TRADE-OFF ENTRE OPORTUNISMO E EFICIÊNCIA NA QUALIDADE DO SEU REPORTE
PALAVRAS-CHAVES: Informação Non-GAAP. Value relevance. Oportunístico. informatividade. Gerenciamento de resultados.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: Os No-GAAP sao medidas de desempenho baseado em dados contabeis ajustados ou em dados nao contabeis. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi verificar a relevancia da informacao Non-GAAP (capitulo 2), e posteriormente investigar um possivel trade-off entre os incentivos oportunisticos e de eficiencia, em relacao a qualidade do reporte de informacoes Non-GAAP no mercado de capitais brasileiro (capitulo3). As duas medidas Non-GAAP estudadas foram o EBITDA, conforme a CVM (EBTIDA CVM), e o EBITDA ajustado, por serem as duas medidas Non-GAAP mais divulgadas pela gestao das companhias (KPMG,2016). No capitulo 2, foram analisadas acoes de empresas nao financeiras listadas na Brasil Bolsa Balcao (B3), ativas entre os anos de 2010 a 2016. Os resultados da regressao quantilica encontrados para o EBITDA CVM evidenciam uma relacao significante com os retornos das acoes, ainda que negativa, quando os retornos foram calculados com um gap de tres meses entre a cotacao em t-1 e a cotacao em t. Esse resultado do EBITDA CVM persistiu mesmo depois da insercao da variavel patrimonio liquido, embora as variaveis lucro liquido por acao, EBITDA ajustado e EBITDA padronizado nao tenham tido o mesmo desempenho. Ja quando os retornos foram calculados usando cotacoes tres dias antes (t-1) e tres dias apos (t) a divulgacao das demonstracoes contabeis, o EBITDA CVM foi a unica variavel que apresentou relacao significante e positiva com os retornos das acoes. Considerando o value relevance verificado do EBITDA CVM, ainda que para o EBITDA ajustado o mesmo resultado nao seja verificado, a hipotese I desse estudo nao foi rejeitada. No capitulo 3 foi usando o modelo Logit Ordenado em painel (2011-2016) levando em conta o fato da variavel dependente ter sido mensurada por um score que variou entre 1 e 4, em termos de qualidade do reporte da medida Non-GAAP. Os resultados evidenciam um comportamento distinto, onde a qualidade do EBITDA CVM tem influencia positiva direta da Instrucao Normativa 527/12 da CVM, embora a qualidade do reporte do EBITDA ajustado nao apresente a mesma caracteristica. A probabilidade do EBITDA CVM ser reportado com maior qualidade aumenta quando a divulgacao dessa medida e feita por grandes empresas e apos a regulacao da CVM, porem essa probabilidade diminui quando a cobertura dos analistas aumenta, e quando o lucro liquido por acao da empresa nao supera o consenso dos analistas. Quanto ao EBITDA ajustado, a relacao encontrada entre empresas em crescimento e uma maior probabilidade de reportar um EBITDA ajustado de qualidade vai ao encontro a hipotese III do estudo, justificada pela maior presenca, geralmente, de itens nao recorrentes em empresas em crescimento e por isso o reporte de um Non-GAAP de qualidade procuraria diminuir o efeito desses itens sobre o resultado operacional divulgado pela gestao. Ja em relacao a alavancagem, inferir que as empresas mais endividadas sao mais provaveis de reportar um EBITDA ajustado de maior qualidade devido ao escrutinio de credores, presume, entre outras coisas, que haja a utilizacao dessa medida em clausulas contratuais de dividas, e issa e uma questao alem do escopo desse trabalho. Portanto, discutir medidas alternativas de desempenho financeiro dentro do contexto de informacoes Non-GAAP, apresentar evidencias empiricas da relevancia desse tipo de informacao no mercado brasileiro, bem como evidenciar a existencia, mesmo que pontual, de motivacoes oportunisticas (EBITDA CVM) e informativas (EBITDA ajustado) para o reporte de informacoes Non-GAAP de qualidade, sao as principais contribuicoes do presente estudo.
Presidente - 2286518 - EDILSON PAULO
Interno - 1989585 - LUIZ FELIPE DE ARAUJO PONTES GIRAO