PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: SANDRIELE LEITE MOTA

DISCENTE: SANDRIELE LEITE MOTA
DATA: 28/02/2018
LOCAL: CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
TÍTULO: DIVIDENDOS E REAÇÃO DO MERCADO: UMA ANÁLISE SOB O ENFOQUE DAS TEORIAS DO FLUXO DE CAIXA LIVRE E DA SINALIZAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Dividendos. Teoria da Sinalização. Teoria do Fluxo de Caixa Livre.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo analisar o efeito do anuncio do pagamento de dividendos e juros sobre o capital proprio sobre o preco das acoes das empresas listadas na Brasil, Bolsa e Balcao (B3), levando-se em consideracao as teorias da Sinalizacao e do Fluxo de Caixa Livre, durante o periodo 1997 a 2017. A amostra consistiu em 750 anuncios da aprovacao do pagamento de dividendos e juros sobre o capital proprio de 53 empresas listadas na B3. Foram empregadas diferentes metodologias para alcancar o objetivo de pesquisa. Primeiramente, realizou-se um estudo de eventos buscando identificar retornos anormais acumulados (CARs) de -5 a +5 dias em torno da data do anuncio do pagamento de dividendos e juros do capital proprio. Em seguida, buscando compreender a explicacao teorica da politica de dividendos no Brasil, empregou-se a tecnica da regressao em dados em painel para analisar a relacao entre o indice payout e o fluxo de caixa livre (FCF) e a expectativa de lucratividade futura (LF). As variaveis de controle empregadas para controlar os fatores determinantes da politica de dividendos foram representadas pelo tamanho, oportunidades de crescimento, endividamento e risco. No tocante aos resultados da pesquisa, por meio do estudo de eventos, encontraram-se evidencias de retornos anormais nos 2 (dois) dias que sucederam a data do anuncio do pagamento de dividendos, indicando que estes sao relevantes ao mercado de capitais brasileiro, conforme os achados de Lintner (1956). Em seguida, por meio do emprego das regressoes em dados em painel, verificou-se que ha uma relacao positiva e significante ao nivel de 1%, entre o indice payout e a variavel de interesse FCF, corroborando com os achados de Agrawal e Jayaraman (1994) de que empresas com maiores fluxos de caixa livres tem a capacidade de pagarem maiores dividendos. Ja a variavel LF apresentou relacao estatisticamente significante e inversas com o indice payout, nao confirmando a hipotese H3 de pesquisa, e mostra indicios de que a politica de dividendos esta inversamente relacionada a expectativa de lucratividade futura, destoando dos pressupostos na teoria da Sinalizacao, conforme as pesquisas de Healy e Palepu (1988) e Nissim e Ziv (2001), mas convergindo com a pesquisa de Gonedes (1978) e Watts, (1973) que nao relataram evidencias desta relacao. Por fim, na analise da relacao dos retornos anormais acumulados (CARs) e as teorias da Sinalizacao e do Fluxo de Caixa Livre, nao foi possivel comprovar as afirmacoes de Lang e Litzenberger (1989) de que os retornos medios em resposta ao anuncio do pagamento de dividendos sao maiores nas empresas com excessos de investimentos e que os investidores antecipam o aumento de dividendos para empresas maximizadoras de valor no mercado acionario brasileiro. Os achados da presente pesquisa contribuem para o campo cientifico ao fomentar estudos empiricos sobre a relevancia da politica de dividendos e ao mercado de capitais no auxilio da tomada de decisoes ao evidenciar a relevancia dos dividendos representado pelos retornos anormais em torno da data do anuncio do pagamento de dividendos, sinalizando boas noticias ao mercado.
Interno - 1989585 - LUIZ FELIPE DE ARAUJO PONTES GIRAO
Presidente - 1453014 - MARCIA REIS MACHADO