PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYANE DE LIMA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYANE DE LIMA SILVA
DATA: 22/05/2018
LOCAL: CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
TÍTULO: A ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A REMUNERAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL E A UTILIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL
PALAVRAS-CHAVES: Remuneração; Usuários Internos e Externos; Utilidade da Informação Contábil.
RESUMO: Este estudo propõe-se investigar a relação entre a remuneração do profissional contábil e a sua variação diante da predominância no atendimento, através das informações geradas, dos tipos de usuários atendidos classificados como usuários internos ou externos. Para tanto, a Teoria da Utilidade da Informação e Teoria do Capital Humano forneceram sustentação teórica para o modelo e as variáveis utilizadas. No tocante à operacionalização do questionário que será aplicado, serão utilizadas variáveis que busquem identificar aspectos inerentes à atividade do profissional e sua situação econômico-financeira. Tais variáveis que se relacionam com a atividade do profissional, serão subdividas em dois grandes blocos fundamentais: os profissionais que fornecem informações para usuários externos e os profissionais que fornecem informações para usuários internos. A partir desta segregação, o salário do profissional contábil será utilizado como proxy para mensurar a utilidade da informação, corroborando portanto com a Teoria da Utilidade Econômica. As outras informações coletadas pertinentes ao exercício da profissão contábil e que podem contribuir também como fatores explicativos para a variação da remuneração existentes entre esses dois grupos, foram incrementados a partir de estudos como o desenvolvido por Mincer (1974) em consonância com a Teoria do Capital Humano. Os dados serão tratados por meio de estatística descritiva e do coeficiente de correlação de Spearman. Sobre a amostra, a expectativa é de que se consiga coletar no mínimo 400 questionários respondidos escolhidos aleatoriamente sobre a população de contadores do estado da Paraíba. Sobre os resultados esperados, prever-se que, de acordo com as referências bibliográficas levantadas até o momento que dão suporte a esta segregação no âmbito da atividade profissional contábil, profissionais que forneçam informações para os usuários externos, percebam uma remuneração maior que aqueles que fornecem aos usuários internos, devido a perspectiva de utilidade das informações contábeis para a tomada de decisão em função das necessidades informacionais inerentes a este grupo e que as outras variáveis inseridas a fim de incrementar o modelo, possuam satisfatório poder explicativo na análise de correlação das variações salariais.
Presidente - 1030203 - PAULO AMILTON MAIA LEITE FILHO
Interno - 1287709 - PAULO ROBERTO NOBREGA CAVALCANTE