PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAMON FERRAZ CAVALHEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAMON FERRAZ CAVALHEIRO
DATA: 15/10/2020
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: O PROGRAMA DE ESTÁGIO-VISITA APRENDIZ DE VEREADOR COMO INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NA CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA/PB.
PALAVRAS-CHAVES: Democracia representativa; Participação política; Câmara Municipal de João Pessoa/PB; Programa de Estágio-Visita Aprendiz de Vereador.
RESUMO: A participação política é um componente fundamental da democracia, seu campo de pesquisa é amplo e tem observado crescimento. Estudos indicam que a preocupação dos cientistas políticos com o tema da participação tem aumentado em virtude de fenômenos como a redução nos índices de comparecimento eleitoral e de novas formas de ação política não diretamente relacionadas ao momento eleitoral. Nota-se um distanciamento entre representantes e representados que indica sinais de crise da democracia representativa. Nesse contexto, é possível observar o surgimento de novas maneiras de participação e de suas modalidades ou mesmo a resignificação de velhas formas que tem levado os representantes a buscar se aproximar dos representados. Nessa trilha, é possível observar a dinâmica de uma modalidade de acesso à política - os programas de estágio-visita no âmbito do Poder Legislativo, que podem representar a ampliação de espaços de participação política e servir para mitigar a crise da democracia representativa. Este trabalho abordará o caso do Programa de Estágio-Visita Aprendiz de Vereador no âmbito da Câmara Municipal de João Pessoa/PB. A abordagem será qualitativa e será realizado um estudo de caso com levantamento e embasamento bibliográfico para o debate da democracia no mundo contemporâneo e com análise exploratória do Programa Aprendiz de Vereador, considerando, inclusive, documentos legislativos e normativos, com o objetivo de compreender o seu funcionamento e analisa-lo como instrumento de fomento da participação política no Município de João Pessoa/PB. Problematiza-se, dessa forma, qual a relevância do Programa de Estágio-Visita Aprendiz de Vereador para a participação política e o fortalecimento da democracia representativa em João Pessoa/PB.
Interno - 2027292 - LIZANDRA SERAFIM
Presidente - 2034937 - MARCELO BURGOS PIMENTEL DOS SANTOS