PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: HEBER ALVES DE SOUSA MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HEBER ALVES DE SOUSA MENDES
DATA: 15/12/2020
LOCAL: meet.google.com/tzv-yfxd-rof
TÍTULO: USO DE PALMILHA POSTURAL, ASSOCIADO AO FORTALECIMENTO DOS MÚSCULOS DO QUADRIL, NO TRATAMENTO DA DISFUNÇÃO DO VALGO DINÂMICO DO JOELHO DE ATLETAS AMADORAS: ENSAIO CLÍNICO ALEATORIZADO
PALAVRAS-CHAVES: lesões do joelho; articulação do quadril; exercício físico; treinamento de resistência; tornozelo
RESUMO: Justificativa: A cinemática alterada do quadril, joelho, tornozelo e pé está associada ao desenvolvimento do valgo dinâmico do joelho (VDJ). Muitas são as lesões associadas ao VDJ, que geram afastamentos, dentre estas, as alterações nos pontos de distribuição das pressões plantares, que são fatores menos estudados na literatura, assim como seu tratamento por meio de palmilhas posturais geradoras de elevação do APLM do pé. Objetivo: Analisar o efeito do uso da palmilha postural, associado ou não ao fortalecimento dos músculos do quadril no tratamento do VDJ. Materiais e Método: Trata-se de um ensaio clínico controlado, longitudinal e aleatorizado, a ser realizado com 36 atletas amadoras, com idade entre 20 e 40 anos, nas quais serão medidos o ângulo de projeção no plano frontal (APPF) do joelho, por captura de vídeo durante o teste de step down, associado a captura da pressão plantar por baropodometria, além da obtenção de força dos músculos extensores, abdutores e rotadores laterais do quadril. Posteriormente a amostra será dividida, aleatoriamente, em 3 grupos: Grupo Fortalecimento do Quadril (gFQ: 12 sujeitos) – realizará fortalecimento dos músculos do quadril durante 12 semanas, 2x semana, com 3 séries de 10 repetições com carga preestabelecida de 70% de 1RM; Grupo Fortalecimento do Quadril + uso de palmilha postural (gFQ+PP: 12 sujeitos) – realizará o mesmo programa de treinamento de força + uso de palmilha postural, corretora da pronação do pé, durante as práticas de atividades esportivas pelo tempo que durar o experimento; Grupo Palmilha Postural (gPP: 12 sujeitos) – fará, apenas, o uso de palmilha postural nas mesmas condições do grupo 2. Haverá mais duas avaliações, no fim da 6ª semana e no fim da 12ª semana. Os dados serão analisados no software Statistical Package for the Social Science (SPSS – 21.0). Inicialmente, serão realizados testes de normalidade dos dados (Shapiro-Wilk), homogeneidade das variâncias (Levene) e esfericidade (Mauchly) com correção de graus de liberdade de Greenhouse-Geisser. Caso os dados atendam aos pressupostos da normalidade será utilizado o teste de Anova de medidas repetidas, seguido do teste post hoc de Bonferroni para analisar os efeitos do treinamento em todas as variáveis, considerando um nível de significância de P p ≤ 0,05. O tamanho do efeito será obtido pelo teste de Eta-Square (ɳ2p) e a similaridade do teste e re-teste será comprovada por meio do coeficiente de correlação intraclasse (CCI). Resultados esperados: Espera-se adicionar ao tratamento do VDJ a utilização das palmilhas posturais como meio efetivo e necessário para maior prevenção deste mal, que afeta um grande número de atletas.
Presidente - 1736864 - GILMARIO RICARTE BATISTA
Interno - 336942 - JOSE JAMACY DE ALMEIDA FERREIRA