PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

Banca de DEFESA: EMANOEL DOS SANTOS NASCIMENTO

DISCENTE: EMANOEL DOS SANTOS NASCIMENTO
DATA: 27/02/2023
LOCAL: Sala de Defesa do PPGFis
TÍTULO: A IDENTIDADE DE SI DO PROFISSIONAL FISIOTERAPEUTA: uma aproximação inicial
PALAVRAS-CHAVES: Fisioterapia; Identificação social; Trabalho.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO: INTRODUÇÃO: Em 1969 a Fisioterapia passa a ser reconhecida como uma profissão no Brasil, tornando-se uma das 14 profissões regulamentadas no campo da saúde. Calcada no modelo biomédico e pelo discurso do profissionalismo como forma estatutária e ideológica de organização de trabalho, a profissão vem (re)escrevendo seu caminho pautada na autonomia profissional, em busca de uma identidade profissional própria fundamentado numa prática cientificamente orientada. OBJETIVO: Analisar a identidade de si do profissional dos fisioterapeutas atuantes no Brasil. METODOLOGIA: Tratou-se de um estudo descritivo, exploratório e não probabilístico, operacionalizado por meio do uso combinado dos métodos qualitativo e quantitativo, com a utilização da técnica de coleta de dados por um questionário semiestruturado online. Os dados quantitativos foram analisados por meio da estatística descritiva e os qualitativos, oriundos das evocações das palavras, por meio da frequência dos grupos semânticos, ordem média de evocações e nuvens de palavras. RESULTADOS: Participaram do estudo 495 fisioterapeutas, predominantemente do sexo feminino, brancos, formados por instituições de ensino superior privadas, que tinha o curso de Fisioterapia como primeira escolha, haviam cursado ou estavam cursando especialização e estavam satisfeitos com o seu trabalho. Considerando as categorias propostas por Claude Dubar, os participantes caracterizaram a formação como difícil e demanda conhecimento; a carreira como difícil e gratificante; o mercado de trabalho como difícil e concorrido; e o processo de trabalho como gratificante e cansativo. CONCLUSÃO: Embora a Fisioterapia seja uma profissão recente no âmbito da saúde, apresentando fragilidades na sua inserção no mercado de trabalho e forma de atuação, a profissão tende a ganhar novos espaços, sobretudo a ser reconhecida com uma identidade própria, quebrando o paradigma de uma imagem reabilitadora e cristalizada no modelo biomédico.
Externo à Instituição - DIMITRI TAURINO GUEDES
Presidente - 1433915 - GERALDO EDUARDO GUEDES DE BRITO