PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7335/7335

Anais de Eventos

ENCULT

O periódico Cultura e Tradução publica textos dos participantes de eventos promovidos pelo PPGL, atualmente abrangendo as edições do Encontro Nacional Cultura e Tradução e a XIII edição do Encontro Nacional de Tradutores. A revista busca consolidar uma tradição de reflexão sobre o fenômeno tradutório, aqui abordado em seu duplo viés linguístico-literário.

Endereço: Cultura e Tradução (ufpb.br)

 

Seminário de Estudos Medievais

O Seminário é uma iniciativa do Grupo Interdisciplinar de Estudos Medievais (CNPq/UFPB) – GIEM, junto ao Grupo Christine de Pizan (CNPq/UFPB/UnB) e aos Grupos Principium – Núcleo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Medieval (CNPq/UEPB) e Sacratum (CNPq/UFPB). O evento busca discutir as multidimensionalidades do período medieval invisibilizadas pela historiografia, considerando, sobretudo, a espacialidade, a temporalidade e as relações de gênero.

nais do V Seminário: ANAIS_V_SEMP.pdf (ufpb.br)

Anais do IV Seminário: anuais do iv seminário de estudos medievais na paraíba (ufpb.br)

Anais do III Seminário: Anais.pdf (ufpb.br)

Anais do II Seminário: ANAIS GIEM (1).pdf (dropbox.com)

 

CONEL – Congresso Nacional de Estudos Lispectorianos

O Congresso Nacional de Estudos Lispectorianos é organizado pelo Grupo de Pesquisa Literatura, Gênero & Psicanálise (LIGEPSI), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), e pretende homenagear, uma das vozes mais perturbadoramente sensíveis da Literatura Brasileira: Clarice Lispector (1920-1977). Revisitar, reler e ressignificar a palavra lispectoriana continua sendo um desafio ao leitor, às academias e ao ser humano.

Anais do II Congresso: anais ii conel.pdf - Google Drive

 

CONALI – Congresso Nacional de Literatura

O Congresso ocorre a cada dois anos, numa parceria do PPGL com a Academia Paraibana de Letras. Cada edição homenageia um/uma escritor/a de literatura brasileira. O IV CONALI (2018), sob o Tema “CAMINHOS E VEREDAS DE GRACILIANO RAMOS”, homenageou os oitenta anos de publicação da obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, com o objetivo de possibilitar ampla discussão acadêmica e científica sobre a vida e obra do autor, além de discutir questões relacionadas a diversas áreas dos estudos literários e da linguagem, promovendo o intercâmbio de professores, estudantes, acadêmicos e especialistas de todo o Brasil.

Anais do I CONALI: Anais Conali.pdf (dropbox.com)

Site do evento: IV CONALI – IV CONALI – Congresso Nacional de Literatura: Caminhos e Veredas de Graciliano Ramos (wordpress.com)

 

IV JORNADA DE LITERATURA EEDUCAÇÃO

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E EDUCAÇÃO

O I Simpósio Internacional de Literatura e Educação e a IV edição da Jornada de Literatura e Educação ocorreram no período de 27 a 28 de agosto de 2019, com o tema Literatura: aproximações entre ensinos básico e superior. A realização do evento na região Nordeste é significante pela oportunidade de trocas de experiência entre pesquisadores de diversas universidades do Sul e Sudeste do país e de países como Estados Unidos da América e Canadá. Essa abrangência internacional propiciou expandir a discussão sobre a interface Literatura e Educação, com temas acerca do lugar da literatura na escola e seu ensino, como também e a formação do leitor na contemporaneidade, tendo como palco a Educação literária no ensino básico e superior.

Anais do evento: Anais_da_IV_Jornada.pdf (ufpb.br)

 

Seminário de dissertações e teses do PPGL

No final de cada ano o PPGL realiza o seminário de dissertações e teses. Nesse evento os alunos regularmente matriculado do programa apresentam as suas pesquisas que são comentadas por pesquisadores convidados, muitos deles egressos do doutorado e docentes em outras universidades e institutos federais de educação. A partir do II DIT passamos a publicar o caderno de resumos do evento que possibilita uma visão ampla de todas as pesquisas desenvolvidas no programa.

II DIT: Caderno de resumos: CadernoderesumosDITPesquisas2019.pdf (ufpb.br)

III DIT: Caderno de resumo: