PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA (CCEN - PPGF)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Ata da 290ª Reunião do Colegiado, 14/12/2018

Ata da 290a Reunião Ordinária do Colegiado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba, realizada em 14 de dezembro de 2018.

 

Aos quatorze dias do mês de dezembro do ano de dois mil e dezoito, às 10h30 horas, realizou-se a 290ª Reunião Ordinária do Colegiado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob a presidência do Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física (PPGF), Prof. Valdir Barbosa Bezerra. Estavam presentes, além do Presidente, os professores Jorge Gabriel Gomes de Souza Ramos (representante docente), Knut Bakke Filho (representante docente), Cristino José dos Santos Ferreira (representante discente), Thiago Conrado de Vasconcelos (representante discente) e o representante técnico, Danilo Wilson Lemos Menezes. Iniciando os trabalhos, o Sr. Presidente dirigiu a sessão a fim de deliberar sobre: 01) PROCESSO ELEITORAL (COORDENADOR E VICE E REPRESENTANTES DOCENTES) – BIÊNIO 2019/2020. Foi decidido que as eleições seriam realizadas tendo por eleitores o Colegiado Pleno da Pós-Graduação em Física (todos os professores cadastrados no Programa), alunos matriculados e corpo técnico. Decidiu-se também que o calendário das eleições ficaria da seguinte forma: período de divulgação do processo eleitoral de 01 a 10/02/2019, inscrições de chapas de 11 a 15/02/2019 e consulta eleitoral dia 20/02/2019, das 09h00-12h00 e das 14h00-17h00. A Comissão Eleitoral fica composta pelo Prof. Knut Bakke Filho (Presidente da Comissão), Cristino José dos Santos Ferreira (atual Representante Discente) e Danilo Menezes (atual Representante Técnico). A representação dos votos se dará da cota de 80% (oitenta por cento) dos professores e funcionários e 20% (vinte por cento) dos alunos. Serão duas urnas: uma para professores e técnico e outra para alunos. Deverão ser preenchidas as vagas de 01 (um) Coordenador e 01 (um) Vice coordenador; 05 (cinco) Representantes Docentes; 02 (dois) Representantes Discentes e 01 (um) Representante Técnico. Os Representantes Discentes deverão ser escolhidos em votação entre os próprios alunos em reunião especial a ser convocada pela atual representação de classe. 02) HOMOLOGAÇÃO DO CALENDÁRIO ACADÊMICO 2019.1. O colegiado aprova o calendário conforme abaixo:

Data

Atividade

Até 08/fevereiro

Divulgação do quadro de disciplinas para 2019.1

18 a 22/fevereiro

Período de matrícula

11/março

Início do Período Letivo

12/abril

Fim do período para trancamento de disciplinas

27 a 31/maio

Período de inscrições para exames de qualificação e proficiência

01 a 05/julho

Período para os exames de Qualificação

01/julho

Exame de Qualificação em Mecânica Quântica

02/julho

Exame de Proficiência em Inglês

03/julho

Exame de Qualificação em Mecânica Estatística

04/julho

Exame de Proficiência em Francês, Espanhol ou Alemão

Exame de Proficiência em Português (para estrangeiros)

05/julho

Exame de Qualificação em Eletromagnetismo

Até 12/julho

Divulgação dos Resultado dos Exames de Qualificação e Proficiência

12/julho

Fim do Período Letivo

01 a 31/julho

Cadastro de notas no SIGAA

03) PROCESSO CCEN/PPGF/055/2018. Homologação de TEFCs 2019.1. A Coordenação solicita a apreciação por este Colegiado das propostas de Tópicos Especiais em Física Contemporânea, apresentadas por docentes deste Programa, a serem ministradas no período letivo 2019.1. Após deliberações acerca da pertinência das propostas e a semelhança ou não de suas ementas com ementas de disciplinas eletivas, o colegiado resolve aprovar os seguintes Tópicos Especiais em Física Contemporânea:

TEFC

Professor

Tipo

Teoria Unificada de Weyl

Carlos Augusto Romero Filho

TEFC II – 4 créditos – 60 horas 

Gravitação modificada

Albert Petrov

TEFC II – 4 créditos – 60 horas

Propriedades Óticas e Mecânicas de Nanoestruturas

Sergio Azevedo

TEFC II – 4 créditos – 60 horas

Buracos Negros em Dimensões Superiores

Valdir Barbosa Bezerra

TEFC II – 4 créditos – 60 horas

04) PROCESSO CCEN/PPGF/061/2018. Claudio Furtado solicita homologação de banca de DANIEL BORGES SILVA. O colegiado aprova o ad-referendum emitido pelo coordenador do PPGF e aprova a composição da banca. 05) PROCESSO CCEN/PPGF/062/2018. Claudio Furtado solicita homologação de banca de ANNY CAROLINE DE ARAUJO FARIA. O colegiado aprova a composição da banca conforme parecer do relator. 06) PROCESSO CCEN/PPGF/064/2018. Dionísio Bazeia Filho solicita homologação de banca de MATHEUS ARAUJO MARQUES. O colegiado aprova a composição da banca conforme parecer do relator. 07) PROCESSO CCEN/PPGF/065/2018. Carlos Pires solicita homologação de banca de JAMERSON GILLIS BATISTA RODRIGUES. O colegiado aprova a composição da banca conforme parecer do relator. 08) PROCESSO CCEN/PPGF/066/2018. Valdir Barbosa Bezerra solicita homologação de banca de JEFFERSON DE MORAES TOLEDO. O colegiado aprova a composição da banca conforme parecer do relator. E para constar, Danilo Wilson Lemos Menezes, Técnico em Assuntos Educacionais, lavrou esta ata que, após ser discutida e aprovada, será assinada por todos os presentes. João Pessoa, 14 de dezembro de 2018.

 

 

 

Valdir Barbosa Bezerra

Coordenador PPGF

Jorge Gabriel Gomes de Souza Ramos

Representante Docente

 

 

Knut Bakke Filho

Representante Docente

Cristino José dos Santos Ferreira

Representante Discente

 

 

 

Thiago Conrado de Vasconcelos

Representante Discente

Danilo Wilson Lemos Menezes

Representante Técnico