UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 30 de Abril de 2024

COMPUTAÇÃO (LICENCIATURA)/CI - João Pessoa - EAD(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE INFORMÁTICA (CI) - CI

Notícias

Defesa de TCC - Jobson Franklin de Lima Ribeiro


Local: https://meet.google.com/wnw-sttg-upn

Título: O Impacto das Ferramentas de Chatbots IA na Educação Básica: Um Estudo nas Escolas do Município de Alagoa Grande no Estado da Paraíba
Data:
 19/06/2023

Hora:
 10:00


Resumo:
 Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda uma pesquisa quantitativa, junto aos professores do município de Alagoa Grande no interior do estado da Paraíba, sobre ferramentas de chatbots de IA – Inteligência Artificial na educação básica com o objetivo de entender seus impactos em sala de aula, na formação dos alunos e na atuação dos professores no processo de ensino. O documento apresenta a pesquisa sobre o tema em materiais publicados sobre o assunto em diversos meios, aborda conceitos de Inteligência Artificial, algumas ferramentas de chatbots e a comparação entre o ChatGPT e o Bard e o uso de chatbots na educação. A pesquisa realizada com os professores abordou questões relacionadas ao uso de tecnologias em sala de aula, o conhecimento sobre chatbots de IA entre os professores e a sua utilização no dia a dia ou na docência e o impacto positivo ou negativo dessas ferramentas sob o olhar dos professores. A pesquisa mostrou que a maioria dos professores utiliza algum tipo de tecnologia em sala de aula e que a tecnologia pode tornar o processo de ensino mais eficaz, melhorando o ensino e a aprendizagem. Também foi abordado o lado negativo do uso das tecnologias, principalmente pela falta de estruturas e equipamentos adequados para a sua utilização em sala de aula. Pouco mais da metade dos entrevistados conhecem as ferramentas chatbots e acreditam que o uso da IA em sala de aula pode ser benéfica para o ensino, no entanto percebe-se que o grau de conhecimento dos professores acerca do tema é relativamente baixo em relação aos avanços tecnológicos. O trabalho discute a importância da adoção das novas tecnologias de IA na educação básica para a democratização do acesso ao conhecimento e personalização do ensino, sabendo que, ainda há desafios a serem superados para garantir o sucesso educacional dos alunos. Discute ainda, a importância de se explorar e desenvolver novas formas de aprender e ensinar, bem como a necessidade de fomentar a cultura e a alfabetização digital na rede de ensino.

 

Palavras-chave: Alfabetização digital; Chatbot; Ensino básico; Tecnologia

Membros da banca:

Giorgia de Oliveira Mattos

Tiago Emílio de Sousa Araújo

Kely Diana Villacorta Villacorta

Josilene Aires Moreira


Notícia cadastrada em 16/06/2023 14:16  

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-4.sigaa-4 | v24.4.6