PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
32167745

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Doutorado

  • LINGUÍSTICA E PRÁTICAS SOCIAIS
    • Linhas de Pesquisa:
      • ORAL E ESCRITO: PRÁTICAS INSTITUCIONAIS E NÃO INSTITUCIONAIS
      • Esta linha investiga textos orais, escritos e não verbais, dedicando-se a estudos de produções canônicas, não canônicas e das culturas populares que envolvem práticas de leitura e de escrita de textos.

      • LINGUÍSTICA APLICADA
      • Esta linha congrega estudos que focalizam processos de ensino-aprendizagem de línguas, investigações em torno de práticas de letramento, trabalho e formação socioprofissional, políticas linguísticas, bem como o impacto da história das ideias sobre a linguagem no ensino de línguas.

      • DISCURSO E SOCIEDADE
      • Esta linha congrega pesquisas que investigam a relação sócio-histórica entre discurso, sujeito e sentido a partir das seguintes perspectivas teórico-metodológicas: Análise de Discurso Francesa, Análise Dialógica do Discurso, Estudos Discursivos Foucaultianos e Semiótica Francesa.

  • TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA
    • Linhas de Pesquisa:
      • DIVERSIDADE E MUDANÇA LINGUÍSTICA
      • Nesta linha de pesquisa, a variação linguística e a regularidade, nos mais diversos contextos de uso, são estudados sob as perspectivas sincrônica e diacrônica. Aspectos fonético-fonológicos, morfológicos, sintático-semânticos, discursivos e lexicais são avaliados sob abordagens formalistas e funcionalistas, contribuindo tanto para a compreensão dos mecanismos de variação como para os de mudança.

      • LINGUAGEM, SENTIDO E COGNIÇÃO
      • Nesta linha de pesquisa, a variação linguística e a regularidade, nos mais diversos contextos de uso, são estudados sob as perspectivas sincrônica e diacrônica. Aspectos fonético-fonológicos, morfológicos, sintático-semânticos, discursivos e lexicais são avaliados sob abordagens formalistas e funcionalistas, contribuindo tanto para a compreensão dos mecanismos de variação como para os de mudança.

      • AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E PROCESSAMENTO LINGUÍSTICO
      • Esta linha reúne pesquisas sobre dois campos interligados: o da Aquisição da Linguagem e o do Processamento Linguístico. No primeiro, a partir da perspectiva interacionista, interessa observar a aquisição e o desenvolvimento da linguagem e processos de letramento iniciais. Além disso, há também pesquisas em aquisição conduzidas sob a perspectiva inatista. No segundo, a partir da perspectiva da Psicolinguística Experimental, interessam os estudos do Processamento Linguístico sobre compreensão e produção da linguagem e suas várias interfaces. Em ambos os campos, há o interesse nos estudos em contextos neurotípicos, neurodivergentes, bem como em contextos de bilinguismo.

      • SEMÂNTICA, GRAMÁTICA E COGNIÇÃO
      • O objetivo dessa linha de pesquisa é investigar a produção e a compreensão do significado das construções linguísticas (no nível lexical, gramatical, pragmático- discursivo e cognitivo) nas modalidades orais, escritas ou gestuais, a partir de diferentes concepções teórico- metodológicas da Semântica, dos estudos gramaticais e das Ciências Cognitivas.

Mestrado

Mestrado

  • LINGUÍSTICA E PRÁTICAS SOCIAIS
    • Linhas de Pesquisa:
      • LINGUÍSTICA APLICADA
      • Esta linha congrega estudos que focalizam processos de ensino-aprendizagem de línguas, investigações em torno de práticas de letramento, trabalho e formação socioprofissional, políticas linguísticas, bem como o impacto da história das ideias sobre a linguagem no ensino de línguas.

      • ORAL E ESCRITO: PRÁTICAS INSTITUCIONAIS E NÃO INSTITUCIONAIS
      • Esta linha investiga textos orais, escritos e não verbais, dedicando-se a estudos de produções canônicas, não canônicas e das culturas populares que envolvem práticas de leitura e de escrita de textos.

      • DISCURSO E SOCIEDADE
      • Esta linha congrega pesquisas que investigam a relação sócio-histórica entre discurso, sujeito e sentido a partir das seguintes perspectivas teórico-metodológicas: Análise de Discurso Francesa, Análise Dialógica do Discurso, Estudos Discursivos Foucaultianos e Semiótica Francesa.

Mestrado

  • TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA
    • Linhas de Pesquisa:
      • DIVERSIDADE E MUDANÇA LINGUÍSTICA
      • Nesta linha de pesquisa, a variação linguística e a regularidade, nos mais diversos contextos de uso, são estudados sob as perspectivas sincrônica e diacrônica. Aspectos fonético-fonológicos, morfológicos, sintático-semânticos, discursivos e lexicais são avaliados sob abordagens formalistas e funcionalistas, contribuindo tanto para a compreensão dos mecanismos de variação como para os de mudança.

      • LINGUAGEM, SENTIDO E COGNIÇÃO
      • Os objetivos desta linha de pesquisa é reunir projetos que se dedicam ao estudo da significação, da relação entre língua, discurso, contexto e cognição, a partir de diferentes concepções teórico-metodológicas.

      • AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E PROCESSAMENTO LINGUÍSTICO
      • Esta linha reúne pesquisas sobre dois campos interligados: o da Aquisição da Linguagem e o do Processamento Linguístico. No primeiro, a partir da perspectiva interacionista, interessa observar a aquisição e o desenvolvimento da linguagem e processos de letramento iniciais. Além disso, há também pesquisas em aquisição conduzidas sob a perspectiva inatista. No segundo, a partir da perspectiva da Psicolinguística Experimental, interessam os estudos do Processamento Linguístico sobre compreensão e produção da linguagem e suas várias interfaces. Em ambos os campos, há o interesse nos estudos em contextos neurotípicos, neurodivergentes, bem como em contextos de bilinguismo.

      • SEMÂNTICA, GRAMÁTICA E COGNIÇÃO
      • O objetivo dessa linha de pesquisa é investigar a produção e a compreensão do significado das construções linguísticas (no nível lexical, gramatical, pragmático- discursivo e cognitivo) nas modalidades orais, escritas ou gestuais, a partir de diferentes concepções teórico- metodológicas da Semântica, dos estudos gramaticais e das Ciências Cognitivas.