PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: GABRIEL DA SILVA BELARMINO

DISCENTE: GABRIEL DA SILVA BELARMINO
DATA: 01/08/2024
LOCAL: Centro de Informática
TÍTULO: Revisão Sistemática de Soluções Tecnológicas e Organizacionais para Conformidade com a LGPD
PALAVRAS-CHAVES: LGPD, Privacidade em Dados, Revisão Sistemática, Seguranca da Informacao
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação
RESUMO: A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei no 13.709, de 14 de agosto de 2018) dispõe sobre o tratamento de dados pessoais e descreve novos desafios e demandas sociotécnicas para modernizar o sistema jurídico, assim como, promover avanços na Governança de Dados e na Segurança da Informação, a fim de ampliar os direitos fundamentais dos cidadãos e conduzir novos princípios e diretrizes para o desenvolvimento de uma cultura organizacional capaz de garantir a proteção de dados. Para atender a LGPD, são necessárias diversas mudanças, não apenas em regulamentos e políticas empresariais com foco jurídico, mas também em questões práticas e técnicas relacionadas aos processos de trabalho, infraestrutura tecnológica e gestão de dados, que são o foco deste trabalho. Este estudo realiza uma revisão sistemática da literatura sobre a proteção de dados pessoais, com o objetivo de identificar soluções de adequação. Apresenta artefatos tecnológicos relacionados à implementação de sistemas e a gestão organizacional, preparando os processos internos para cumprir os requisitos de segurança, reduzir os riscos à privacidade e atender às demandas da LGPD. A revisão permitiu explorar 41 estudos qualificados, descrevendo soluções relevantes para a pesquisa. Com base nesses resultados, foram propostas 14 recomendações para auxiliar no processo de adequação de uma organização à LGPD. Além disso, sugerimos recomendações sobre documentação de proteção de dados e elencamos requisitos prioritários para a conformidade legislativa.
Presidente - 2126491 - GUSTAVO HENRIQUE MATOS BEZERRA MOTTA
Interno - 1170572 - GLEDSON ELIAS DA SILVEIRA