PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: DIEGO PATRÍCIO DE ARAÚJO ALEXANDRE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEGO PATRÍCIO DE ARAÚJO ALEXANDRE
DATA: 29/11/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Laboratório ARIA
TÍTULO: Segmentação de ruas calçadas e não calçadas, em imagens aéreas usando Deep Learning
PALAVRAS-CHAVES: Deep Learning, Segmentação Semântica, Extração de Estradas
PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Software Básico
RESUMO: Deep Learning tem sido usado em diversas aplicações com imagens. Uma delas é a segmentação, técnica que atribui cada pixel da imagem a uma classe de interesse. Uma das aplicações de segmentação é no sensoriamento remoto, mais precisamente aplicada a ruas, diferenciando se é ou não calçada. Isto é interessante não só para prefeituras e governos saberem a quantidade de recursos cuja alocação será necessária para calçá-las, mas também para viajantes e até mesmo aplicativos de locomoção para calcular corretamente tempo de viagem, visto que velocidade média e máxima atingida, dependem da qualidade da estrada. Este trabalho tem como objetivo segmentar ruas calçadas e não calçadas em imagens aéreas obtidas por drones. Desse modo, 3 arquiteturas serão avaliadas: DeepLabV3+, Unet e FPN. Foram realizados experimentos com essas arquiteturas e diversos backbones distintos, também aplicando ou não técnicas de data augmentation e para diferentes tamanhos de imagem, 320 x 320, 416 x 416 e 512 x 512. As arquiteturas foram avaliadas com base no IoU (Interseção sobre a União, do inglês Intersection over Union) no conjunto de validação. Após a análise, conclui-se que a FPN (Rede de Características em Pirâmide, do inglês Feature Pyramid Network) com o backbone da SEResNet34 e com tamanho de imagem 512 x 512, com as técnicas de data augmentation da biblioteca ImageAug obteve o melhor resultado com um Iou de validação de 0,77249. Algumas limitações encontradas foram que as segmentações assumiram formas arrendodadas, ou seja segmentações de estradas que deveriam ser completamente retas, apresentaram curvas, mesmo quando não deveriam.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1743917 - THAIS GAUDENCIO DO REGO
Interno - 1167863 - LEONARDO VIDAL BATISTA
Externo ao Programa - 3089218 - TELMO DE MENEZES E SILVA FILHO