PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: FÁBIO ROGÉRIO FERREIRA MARQUES DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FÁBIO ROGÉRIO FERREIRA MARQUES DO NASCIMENTO
DATA: 07/02/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Centro de Informática
TÍTULO: TENSÕES NO PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO DO ENSINO- APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTONIO OLIVEIRA, CAMPINA GRANDE-PB
PALAVRAS-CHAVES: tensões, digitalização, ensino-aprendizagem, pandemia
PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação
RESUMO: Objetivo: identificar as tensões enfrentadas pelos professores na digitalização do processo de ensino-aprendizagem durante o isolamento provocado pela pandemia da Covid-19, na Escola Estadual Professor Antônio Oliveira, em Campina Grande-PB. Método: Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório juntamente com o estudo de caso como instrumento metodológico no desenvolvimento desta pesquisa. Utilizou-se como método de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com os docentes do local a que se destinou a pesquisa. Para a etapa de seleção, análise e interpretação de dados, foi desenvolvido um framework que incorpora os princípios teóricos das infraestruturas de informação. Resultados: Os resultados demonstraram as principais categorias sendo: fatores prévios, usuários, tensão e efetivação. Na análise interpretativa, tem-se: adaptação do ensino, acesso online, ambiente residencial e manuseio de ferramentas digitais. Considerações finais: A princípio, a análise dos dados mostrou que os professores conheceram uma sucessão de tensões associada à adaptação às novas tecnologias. Muitos afirmaram possuir dificuldades para utilizar as plataformas virtuais, falta de formação adequada e suporte contínuo inexistente. Esses entraves tecnológicos contribuíram consideravelmente para aumentar o estresse e a carga de trabalho dos docentes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2126491 - GUSTAVO HENRIQUE MATOS BEZERRA MOTTA
Interno - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA
Externo à Instituição - ALLAN GUSTAVO FREIRE DA SILVA