PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: ALEIR JOICE DE OLIVEIRA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEIR JOICE DE OLIVEIRA SILVA
DATA: 31/05/2024
LOCAL: meet.google.com/xca-qbxh-hrb
TÍTULO: SÍNTESE DE COMPÓSITO LIGNINA/TiO2 COM RESÍDUO DE AGAVE SISALANA E APLICAÇÃO NA REMOÇÃO DE BISFENOL-A
PALAVRAS-CHAVES: sisal, contaminante emergente, adsorção, reuso
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
RESUMO: O resíduo da Agave Sisalana (sisal) é uma importante fonte de lignina e o seu reaproveitamento diminui o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado. A lignina é um copolímero aromático encontrado nas paredes das plantas que contém diversos grupos funcionais em sua estrutura, que contribuem para sua reatividade química e aplicações. A lignina bruta tem pouca eficiência na remoção de metais pesados e outros contaminantes orgânicos, devido à sua estrutura entrelaçada e tridimensional. Assim, a lignina pode ser modificada termicamente e/ou quimicamente para melhorar sua capacidade de biossorção. Uma das estratégias que possibilita a sua aplicação na remoção de contaminantes emergentes, é a preparação de compósitos com óxidos metálicos incluindo o TiO2. No presente trabalho, o resíduo de sisal foi utilizado como fonte de lignina, e após extraída, a lignina foi aplicada na preparação de compósitos com TiO2 para remover bisfenol-A por meio de adsorção e degradação fotocatalítica. A caracterização lignocelulósica indicou que o resíduo do sisal apresenta elevado teor de lignina. Na condição ótima do planejamento experimental para extração de lignina, obteve-se lignina com 73% de pureza. As caracterizações espectroscópicas, texturais, morfológicas e potencial Zeta, comprovaram que os compósitos sintetizados apresentam elevadas áreas superficiais (>100 m2/g), distribuição homogênea de partículas de TiO2 e superfície estável de cargas. Os melhores resultados foram obtidos no processo de adsorção, que resultou em um compósito lignina/TiO2 com capacidade de adsorção máxima de 13,7 mg L-1 capaz de remover até 97% de bisfenol-A. O adsorvente foi utilizado em seis ciclos, removendo mais de 70% no terceiro ciclo, o que indica boa estabilidade.
Presidente - 805.421.314-04 - MARTA MARIA DA CONCEICAO - UFPB
Interno - 2558610 - ANA PAULA DE MELO ALVES GUEDES