PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: JOSE WELITON AGUIAR DUTRA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE WELITON AGUIAR DUTRA
DATA: 16/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/mjy-xerq-gxa
TÍTULO: IDENTIFICAÇÃO DE ADULTERAÇÃO DE POLPAS DE ACEROLA (Malpighia Emarginata DC.) USANDO ESPECTROFOTÔMETRO NIR PORTÁTIL E QUIMIOMETRIA
PALAVRAS-CHAVES: Autenticação alimentar; Classificação multivariada; Fraude alimentar; Polpa de frutas; Seleção de variáveis.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
RESUMO: A fraude alimentar por adulteração representa um desafio para produção e comercialização de polpas de frutas e seus produtos derivados devido ao aumento da agressividade de fraudadores mal-intencionados e à dificuldade de detecção por técnicas rápidas, precisas e econômicas. Diante disso, a Espectroscopia de Infravermelho na região do Próximo (NIR) pode se mostrar uma técnica alternativa para esse setor alimentício, podendo associar aos recentes avanços da tecnologia de instrumentalização portátil. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma metodologia analítica rápida, de baixo custo, não destrutiva e não invasiva para detectar adulteração de polpa de acerola empregando espectrofotômetro NIR portátil combinado com técnicas de reconhecimento de padrões supervisionadas. Na classificação de amostras, modelos baseados na análise discriminante por mínimos quadrados parciais (PLS-DA) e na análise discriminante linear (LDA) com seleção prévia de variáveis pelo algoritmo das projeções sucessivas (SPA) e algoritmo genético (GA) foram avaliados. Os melhores modelos PLS-DA e SPA-LDA apresentaram taxas de acertos de 98% respectivamente, sendo o SPA-LDA mais parcimonioso por empregar menor número de variáveis na construção do modelo, enquanto o GA-LDA mostrou-se melhor com taxa de acerto de 99%, classificando erroneamente apenas uma amostra adulterada. Ao investigar a capacidade dos modelos em identificar o adulterante (goma xantana ou amido), assim como distinguir de amostras não adulteradas, ambos os modelos apresentaram desempenhos muito próximos, sendo que o GA-LDA classificou 100% corretamente todas as amostras de teste, seguido do modelo PLS-DA e SPA-LDA, os quais classificaram erroneamente apenas uma e duas amostras, respectivamente. Portanto, foi possível desenvolver uma metodologia de detecção de adulteração rápida, precisa e economicamente viável por espectrofotômetro NIR portátil visando combater a fraude alimentar de polpas de acerola por adição de aditivos proibidos e mais baratos, comumente utilizados por fraudadores em busca da lucratividade ilegalmente.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1757039 - MARCIO JOSE COELHO DE PONTES
Interno - 1228750 - EDVAN CIRINO DA SILVA
Externo ao Programa - 1313685 - ANGELA MARIA TRIBUZY DE MAGALHÃES CORDEIRO