PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: RUTH BEZERRA RODRIGUES
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUTH BEZERRA RODRIGUES
DATA: 04/10/2024
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/use-qmrq-iqm
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS ANALÍTICAS BASEADAS EM IMAGENS DIGITAIS E ESPECTROSCOPIA NIR PARA VERIFICAÇÃO DE ADULTERAÇÃO EM PÁPRICA DOCE COMERCIALIZADAS NO ESTADO DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Especiarias; detecção de adulteração; classificação de páprica doce; imagens digitais; espectroscopia NIR.
PÁGINAS: 72
RESUMO: As especiarias são produtos feitos a partir de partes de uma mesma espécie de vegetal, sendo utilizadas para dar sabor, cor, aroma e características em alimentos e bebidas. A páprica é uma especiaria mundialmente conhecida, produzida a partir do pimentão vermelho. A sua comercialização se dá em pequena quantidade, mas tem um valor um tanto elevado, levando a práticas de adulteração por comerciantes e produtores, com o objetivo de ganhos econômicos. A adulteração de alimentos é um crime, previsto no código penal brasileiro, que pode provocar diversos problemas, e o potencial impacto dessa atividade é visto como sério. Para que essas adulterações sejam identificadas, metodologias para a detecção devem ser desenvolvidas. Este trabalho propõe o desenvolvimento de metodologias analíticas, baseadas em espectrometria NIR e Imagens Digitais para a detecção de adulteração em páprica doce com amido e com urucum. Para esta finalidade foram desenvolvidos e comparados modelos SPA-LDA, GA-LDA e PLS-DA para os espetros NIR e SPA-LDA para os dados de imagens a partir de combinações dos canais de cores das amostras de páprica adulterada com amido. Na classificação utilizando NIR, para as amostras adulterada com amido, todos os modelos apresentaram resultados satisfatórios, com taxa de classificação correta de 100%, exceto para o modelo GA-LDA dos dados pré-processados com 2ª Der. S.G 11*, que alcançou uma taxa de acurácia de 94%. Os modelos PLS-DA, construídos para a classificação das amostras adulteradas com urucum, classificaram todas as amostras corretamente quanto foi utilizada 1ª Der. S.G 7* e 2ª Der. S.G 11*. Já para os modelos LDA, os dados originais tiveram 100% de taxa de classificação correta utilizando o SPA na seleção de variáveis, enquanto os modelos GA-LDA foram melhores utilizando correção de linha de base offset e 2ª Der. S.G 11*. Para as imagens digitais, o melhor resultado para dos dois adulterantes foi alcançado quando o canal G (verde) foi utilizado, com acurácia de 0.9400 para o amido e 0.8200 para urucum. Desta forma, as metodologias propostas nesse estudo, apresentam vantagens, por se tratarem de técnicas rápidas, de baixo custo, não destrutivas e com resultados promissores na classificação de amostras de páprica doce autêntica e adulterada com amido e com urucum.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1757039 - MARCIO JOSE COELHO DE PONTES
Interno - 1228750 - EDVAN CIRINO DA SILVA
Interno - 1333638 - RICARDO ALEXANDRE CAVALCANTI DE LIMA