PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: NÉBIA JOCASTA ARAÚJO LOURENÇO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NÉBIA JOCASTA ARAÚJO LOURENÇO
DATA: 12/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de reuniões do PPGQ
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE HETEROJUNÇÕES DE MOF/NITRETO DE CARBONO GRAFÍTICO (EuBDC/g-C3N4) PARA FOTODEGRADAÇÃO DE CORANTE
PALAVRAS-CHAVES: Metal Organic Frameworks, Nitreto de Carbono Grafítico, Fotocatálise, Degradação, Heterojunção, Rodamina B.
PÁGINAS: 109
RESUMO: Os problemas ambientais causados pelo desenvolvimento dos setores industriais e o descaso dos indivíduos com o meio ambiente vem crescendo com o decorrer dos anos. A produção de materiais com atividade catalítica é uma alternativa viável para evitar problemas ambientais futuros. O desenvolvimento de catalisadores puros é bastante difundido na literatura, neste sentido a combinação de dois materiais formando uma heterojunção, a fim de contribuir para melhorar as atividades dos materiais separados, surge como algo promissor. Nesta perspectiva, este trabalho relata o desenvolvimento de uma heterojunção de MOF Eu2(1,4-benzoldicarboxílico)3(H2O)4/Nitreto de Carbono Grafítico (EuBDC/g-C3N4) em diferentes proporções de massa na composição final para fotodegradação de corantes. As amostras foram caracterizadas por Difração de Raios X (DRX), Espectroscopia vibracional na região do infravermelho (FTIR), Espectroscopia Raman, Análise Termogravimétrica (TG), Espectroscopia de Reflectância Difusa na região do UV-Visível, Espectroscopia de Fluorescência, Potencial Zeta (Pcz), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) acoplado com Espectroscopia de dispersão de elétrons (EDS). As atividades fotocatalíticas das heterojunções foram avaliadas no corante rodamina B, sendo a heterojunção EuBDC/g-C3N4 (50/50) a mais eficiente, no qual apresentou um percentual de fotodegradação de 94% e em relação a cinética do processo um k = 7,31 x 10-2 min-1. Ensaios sobre a fotodegradação do corante Azul de metileno resultaram em um percentual de 84% e k = 3,80 x 10-2 min-1, enquanto para o Alaranjado de metila foram de 73% e k = 2,7 x 10-2 min-1, sob irradiação de luz visível simulada de 30 W de potência. Além disso, testes com agentes sequestradores a fim de observar os radicais mais ativos no processo foram realizados, indicando uma maior participação de radicais superóxidos (O2-) na fotodegradação do corante Rodamina B, com o intuito de investigar a estabilidade fotocatalítica do material foi realizado um teste de reuso utilizando as mesmas condições otimizadas do processo realizados em 2 ciclos consecutivos. Todos os testes realizados foram pertinentes e crucial para uma proposta de mecanismo da heterojunção relatada nesse trabalho, indiciando o mecanismo de esquema Z como o mais ideal.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1726817 - FAUSTHON FRED DA SILVA
Interno - 377634 - ARY DA SILVA MAIA
Interno - 1698581 - JULIO SANTOS REBOUCAS