PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: NEBIA JOCASTA ARAUJO LOURENCO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NEBIA JOCASTA ARAUJO LOURENCO
DATA: 10/03/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente virtual: https://meet.google.com/kvw-izqk-swf
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE HETEROJUNÇÕES DE MOF/NITRETO DE CARBONO GRAFÍTICO (EuBDC/g-C3N4) PARA FOTODEGRADAÇÃO DE CORANTE
PALAVRAS-CHAVES: Metal Organic Frameworks, Nitreto de Carbono Grafítico, Fotocatálise, Degradação, Heterojunção, Rodamina B.
PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
ESPECIALIDADE: Foto-Química Inorgânica
RESUMO: Os impactos ambientais decorrentes do crescimento industrial e do descarte inadequado de resíduos têm se agravado ao longo dos anos. A produção de materiais com atividade catalítica surge como uma alternativa promissora para mitigar esses problemas. Embora o desenvolvimento de catalisadores puros seja amplamente estudado, a formação de heterojunções tem ganhado destaque, pois combina propriedades individuais dos materiais, potencializando seu desempenho. Neste contexto, este trabalho descreve a síntese e caracterização de heterojunções entre a MOF Eu₂(1,4-benzoldicarboxilato)₃(H₂O)₄ e o Nitreto de Carbono Grafítico (g-C₃N₄) em diferentes composições de mássicas, visando sua aplicação na fotodegradação de corantes. As amostras foram caracterizadas por diversas técnicas analíticas, estruturais e morfológicas, como difração de raios X (DRX), espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), espectroscopia Raman, análise termogravimétrica (TG), espectroscopia de reflectância difusa na região do UV-Vis, espectroscopia de fluorescência, potencial Zeta (Pcz) e microscopia eletrônica de varredura (MEV) acoplada à espectroscopia de dispersão de energia (EDS). As atividades fotocatalíticas das heterojunções foram avaliadas utilizando o corante rodamina B, sendo que a composição EuBDC/g-C₃N₄ (50/50) apresentou o melhor desempenho, com um percentual de fotodegradação de 96,7% e o dado cinético de k=8,20×10−2 min−1. Ensaios com o corante azul de metileno sugeriram uma fotodegradação de 84% (k=3,80×10−2 min−1,), enquanto para o alaranjado de metila os resultados foram de 73% (k=2,7×10−2 min−1) sob irradiação de luz visível simulada com potência de 30 W. Adicionalmente, testes com agentes sequestradores sugeriram que os radicais superóxidos (O2•−) desempenham um papel central no processo de degradação. A estabilidade fotocatalítica do material foi avaliada por meio de testes de reuso sob condições otimizadas, conduzidos ao longo de dois ciclos consecutivos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1726817 - FAUSTHON FRED DA SILVA
Interno - 377634 - ARY DA SILVA MAIA
Externo à Instituição - IDIO ALVES DE SOUSA FILHO