PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ) 
			 CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)  
			
			
			
			  	- Telefone/Ramal
- 
			  		
					
						Não informado
					
			  	
 
		
	 
							
	Notícias
	
	
	
		
Banca de DEFESA: RAFAEL FARIAS DE OLIVEIRA
		
		
		 Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa. 
 DISCENTE: RAFAEL FARIAS DE OLIVEIRA
 DATA: 24/02/2021
 HORA: 14:00
 LOCAL: Link da defesa: meet.google.com/hag-mmqu-rbh
 TÍTULO: Síntese, caracterização e avaliação antimicrobiana de novos compostos amidoésteres e diésteres derivados da ftaloilglicina e da tetracloroftaloilglicina.
 PALAVRAS-CHAVES: Isoindolina-1,3-diona, ácido 2-(1,3-dioxoisoindolin-2-ila)acético, 2-cloro-N-arilacetamida, 2-cloro-acetato e tetracloroftaloilglicina.
 PÁGINAS: 100
 GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
 ÁREA: Química
 SUBÁREA: Química Orgânica
 RESUMO: Infecções causadas por bactérias multidrogas-resistentes são muito difíceis de tratar por ação de antibióticos devido a sua capacidade de desenvolver resistência. O desenvolvimento de novos fármacos é de fundamental importância, sendo uma das principais medidas para evitar ou diminuir a resistência bacteriana. Entre os compostos heterocíclicos a isoindolina-1,3-diona (ftalimida) representa-se como um importante bloco de construção para no planejamento e desenvolvimento de novas variedades de fármacos, sabendo que compostos com este bloco estrutural possuem grande diversidade de atividades biológicas tais como: antibacteriana, antifúngica, analgésica, anti-inflamatória, antiviral, antitumoral, analgésica, anticonvulsivante, entre outros. Neste trabalho, descreve-se a síntese, caracterização de 28 compostos heterocíclicos inéditos derivados da ftaloilglicina e tetracloroftaloilglicina através de reações SN2 com N-Aril-2-cloroacetamidas e 2-cloroacetatos. Todos os novos compostos foram devidamente caracterizados por técnicas espectroscópicas de IV e RMN de 1H e 13C. As reações apresentaram rendimentos variando de moderados a bons. Os resultados dos testes antimicrobianos mostraram aumento da atividade biológica antibacteriana para os diésteres da tetracloroftaloilglicina em comparação aos diésteres da ftaloilglicina. Os amidoésteres derivados ftaloilglicina não apresentaram atividade antimicrobiana.
 MEMBROS DA BANCA: 
Presidente - 1227933 - PETRONIO FILGUEIRAS DE ATHAYDE FILHO
Interno - 1937438 - CLAUDIO GABRIEL LIMA JUNIOR
Interno - 1750280 - RODRIGO CRISTIANO
Externo ao Programa - 1813133 - GABRIELA FEHN FISS
Externo à Instituição - JOSE ALIXANDRE DE SOUSA LUIS