PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: DANIEL GABRIEL DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL GABRIEL DA SILVA
DATA: 30/06/2025
HORA: 08:00
LOCAL: https://meet.google.com/tvv-shnd-rdi
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE PROTOCOLOS DE SOLVATAÇÃO BASEADOS EM UMA ABORDAGEM HÍBRIDA MULTIESCALA SEQUENCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Método híbrido de solvatação, multiescala, microssolvatação, exatidão química potencial de redução, deslocamento químico.
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
ESPECIALIDADE: Química Teórica
RESUMO: A descrição da fase solvatada representa um desafio, especialmente quando o sistema contém solventes próticos e polares, como a água, comprometendo diretamente a exatidão na previsão das propriedades de interesse. O objetivo do presente trabalho é desenvolver protocolos que levem em consideração o efeito da solvatação explícita no cálculo de propriedades termodinâmicas, visando reproduzir dados experimentais com exatidão química, definida como um erro absoluto inferior a 1 kcal·mol⁻¹. Para isso, empregou-se uma abordagem híbrida multiescala sequencial, caracterizada pela combinação de métodos de simulação com diferentes níveis de resolução: mecânica quântica, mecânica molecular e modelos de solvatação implícita. Como parâmetro avaliativo, foram considerados os potenciais de redução teóricos e experimentais de um conjunto de reações de oxirredução. Embora conceitualmente simples, a modelagem de potenciais de redução apresenta elevada complexidade operacional, sobretudo quando se busca alcançar a exatidão química. No desenvolvimento metodológico, foram adotadas as seguintes etapas: (i) realização de um benchmark de potenciais de redução em água utilizando 25 funcionais; (ii) inclusão de moléculas de água explícitas que estabeleçam ligações de hidrogênio com o soluto, incorporadas nos cálculos dos potenciais de redução; e (iii) inclusão de moléculas de água explícitas na proporção soluto-solvente correspondente à concentração padrão (1 mol·kg⁻¹). O estudo realizado viabilizou a criação de ferramentas capazes de selecionar automaticamente moléculas de solvente no entorno dos sistemas modelados, posicionadas a partir de procedimentos de simulação de dinâmica molecular. Os aplicativos, desenvolvidos ao longo da presente pesquisa, compõem o conjunto denominado Solvate Suite. Essa mesma metodologia também foi empregada no cálculo dos deslocamentos químicos de um conjunto de moléculas de diferentes categorias, para os quais foram obtidos erros médios inferiores a 1,5 ppm (R² = 0,999). Esse desempenho permitiu prever melhor a ordem das linhas no espectro de RMN de dois carboidratos isômeros, contornando diversas atribuições incorretas previstas na utilização do modelo de solvatação implícita C-PCM.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2508141 - OTAVIO LUIS DE SANTANA
Interno - 1520134 - GERD BRUNO DA ROCHA
Interno - 377634 - ARY DA SILVA MAIA
Interno - 1347782 - IEDA MARIA GARCIA DOS SANTOS
Interno - 048.923.004-03 - RENALDO TENORIO DE MOURA JUNIOR - UFPB
Externo ao Programa - 2015867 - SIDNEY RAMOS DE SANTANA
Externo à Instituição - MIGUEL ANGELO FONSECA DE SOUZA
Externo à Instituição - JURACY REGIS DE LUCENA JUNIOR
Externo à Instituição - RICARDO LUIZ LONGO
Externo à Instituição - HELCIO JOSÉ BATISTA