PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MARIANA GUEDES BEZERRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA GUEDES BEZERRA
DATA: 09/12/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/kxv-qhoq-efw
TÍTULO: Estudo Teórico da Fotodinâmica do Clorometano e do Cluster H3O+(H₂O)3Cl- e sua Aplicação como Fonte de uma Molécula Prebiótica
PALAVRAS-CHAVES: química atmosférica, química interestelar, dinâmica não-adiabática, métodos multiconfiguracionais, canais fotodissociativos.
PÁGINAS: 126
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
ESPECIALIDADE: Química Teórica
RESUMO: Nesta tese de doutorado são investigados três processos de relevância para a química da atmosfera e para a química interestelar: a fotodinâmica do CH3Cl e do aglomerado H3O+(H2O)3Cl-, bem como sua aplicação como fonte em uma molécula prebiótica. No presente trabalho buscou-se responder uma questão fotoquímica relevante que ainda permanece em aberto: qual é o real rendimento do estado iônico na molécula de clorometano e como ele se relaciona com a janela de excitação? Para isso, foram realizadas simulações de dinâmica não adiabática nos níveis MCSCF e MR-CISD. No caso da simulação MCSCF, o rendimento quântico associado à formação do par iônico CH₃⁺Cl⁻ foi de aproximadamente 10%. Já na simulação MR-CISD, obteve-se um rendimento significativamente menor para esse fotoproduto, em torno de 3%. Além disso, para essa e outras simulações conduzidas em janelas de energia mais elevadas, observou-se a ausência de transições não adiabáticas (hops), indicando que a fotodinâmica do sistema não é adequadamente descrita nesse nível teórico, possivelmente devido à grande quantidade de estados degenerados envolvidos. Adicionalmente, foi conduzido um estudo sobre a fotoquímica e fotodinâmica do agregado (H3O)+(H2O)3Cl⁻, espécie envolvida em diversos processos químicos nos meios atmosférico e interestelar. Foram caracterizados 12 estados eletrônicos excitados no nível MR-CISD, com determinação de suas propriedades eletrônicas. Complementarmente, simulações de dinâmica não adiabática no nível MCSCF revelaram que os principais canais fotodissociativos são acessados por meio de processos de desativação, resultando, predominantemente, na formação dos radicais cloro e hidrogênio, cujo canal apresenta rendimento de 27,5%. Por fim, foi proposto um estudo teórico acerca da formação do agregado de caráter prebiótico (H3O)+(MetOH)3Cl⁻ em meio interestelar. Análises termodinâmicas e cinéticas indicaram que a reação 3MetOH + (H3O)+(H2O)3Cl⁻→ (H3O)+(MetOH)3Cl⁻ + 3H2O é viável em ambientes interestelares, conforme demonstrado por cálculos DFT e MP2 realizados. Através do modelo cinético aplicado, permitiu-se estimar o tempo de formação do cluster (H3O)+(MetOH)3Cl⁻, o qual pode variar de dezenas à bilhões de anos, a depender das condições interestelares.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1226713 - SILMAR ANDRADE DO MONTE
Interno(a) - 1520134 - GERD BRUNO DA ROCHA
Interno(a) - 1937438 - CLAUDIO GABRIEL LIMA JUNIOR
Externo(a) ao Programa - 1724468 - KAREN CACILDA WEBER
Externo(a) à Instituição - JURACY REGIS DE LUCENA JUNIOR
Externo(a) à Instituição - JULIANA ANGEIRAS BATISTA DA SILVA
Externo(a) à Instituição - MIGUEL ANGELO FONSECA DE SOUZA