PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
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Notícias
Banca de DEFESA: ALEXANDRE RIBEIRO DA SILVA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE RIBEIRO DA SILVA
DATA: 05/07/2024
HORA: 16:00
LOCAL: UFPB
TÍTULO: OS SIGNOS E SÍMBOLOS NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS:
INSTALAÇÃO GEOGRÁFICA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE
GEOGRAFIA
PALAVRAS-CHAVES: Signos e Símbolos; Instalação Geográfica; Ensino de Geografia;
Construção de Conceitos.
PÁGINAS: 171
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
RESUMO: A pesquisa desenvolvida nesta tese tem como objetivo compreender o papel dos signos e
símbolos para a construção de conceitos por meio das Instalações Geográficas. Para tanto,
realizamos uma pesquisa bibliográfica por meio da utilização de registros fotográficos
apreendidos durante a fase de exposição de Instalações Geográficas, em seus contextos
particulares, envolvendo grupos sociais e abordando diferentes temas. Acreditamos que a
fotografia representa uma ferramenta poderosa para a documentação de imagens de caráter
atemporal, capaz de preservar os interesses, as ideologias, a criatividade e os conceitos
subjacentes propostos em dado contexto. Os elementos semióticos presentes nas Instalações
Geográficas, tais como objetos, cores, formas e arranjos espaciais, são essenciais para a
comunicação de mensagens complexas de maneira intuitiva e implícita. As análises que
conduzimos foram construídas com imagens fotográficas das Instalações Geográficas, as
quais foram obtidas a partir de fontes acadêmicas confiáveis, especificamente retiradas das
dissertações de Silva (2019), Lobô (2022) e Alencar (2020), disponíveis no Banco de
Dissertação e Tese da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(CAPES. Ao longo da nossa investigação, focamos na construção de um arcabouço teórico
inédito para explorar as teorias de signos e símbolos para a contribuição dos conceitos
geográficos, no âmbito do ensino da geografia. A aprendizagem é promovida pelo
desenvolvimento do pensamento e da linguagem, seguindo as etapas e fases delineadas por
Vygotsky, conforme demonstrado em nosso estudo. Com isto, afirmamos que a eficácia da
metodologia de Instalação Geográfica se destaca, particularmente, com estudantes de ensino
Fundamental II e Médio. Concluímos que as Instalações Geográficas, ao incorporarem
elementos semióticos variados, facilitam a representação e materialização de conceitos
geográfico como lugares, paisagens, regiões, territórios e a escala dos fenômenos. As
Instalações Geográficas oferecem, portanto, uma valiosa oportunidade para explorar e
compreender esses conceitos em um contexto visual e artístico.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 122.895.168-30 - EMERSON RIBEIRO - URCA
Interno - 1008185 - LENILTON FRANCISCO DE ASSIS
Externo à Instituição - MIGUEL JÚNIOR ZACARIAS LIMA
Externo à Instituição - RAIMUNDO LENILDE DE ARAÚJO
Externo à Instituição - THIAGO GIL LESSA ALVES