PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
(83) 3216-7595

Notícias


Banca de DEFESA: ALEXANDRE RIBEIRO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE RIBEIRO DA SILVA
DATA: 05/07/2024
HORA: 16:00
LOCAL: UFPB
TÍTULO: OS SIGNOS E SÍMBOLOS NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS: INSTALAÇÃO GEOGRÁFICA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
PALAVRAS-CHAVES: Signos e Símbolos; Instalação Geográfica; Ensino de Geografia; Construção de Conceitos.
PÁGINAS: 171
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
RESUMO: A pesquisa desenvolvida nesta tese tem como objetivo compreender o papel dos signos e símbolos para a construção de conceitos por meio das Instalações Geográficas. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica por meio da utilização de registros fotográficos apreendidos durante a fase de exposição de Instalações Geográficas, em seus contextos particulares, envolvendo grupos sociais e abordando diferentes temas. Acreditamos que a fotografia representa uma ferramenta poderosa para a documentação de imagens de caráter atemporal, capaz de preservar os interesses, as ideologias, a criatividade e os conceitos subjacentes propostos em dado contexto. Os elementos semióticos presentes nas Instalações Geográficas, tais como objetos, cores, formas e arranjos espaciais, são essenciais para a comunicação de mensagens complexas de maneira intuitiva e implícita. As análises que conduzimos foram construídas com imagens fotográficas das Instalações Geográficas, as quais foram obtidas a partir de fontes acadêmicas confiáveis, especificamente retiradas das dissertações de Silva (2019), Lobô (2022) e Alencar (2020), disponíveis no Banco de Dissertação e Tese da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES. Ao longo da nossa investigação, focamos na construção de um arcabouço teórico inédito para explorar as teorias de signos e símbolos para a contribuição dos conceitos geográficos, no âmbito do ensino da geografia. A aprendizagem é promovida pelo desenvolvimento do pensamento e da linguagem, seguindo as etapas e fases delineadas por Vygotsky, conforme demonstrado em nosso estudo. Com isto, afirmamos que a eficácia da metodologia de Instalação Geográfica se destaca, particularmente, com estudantes de ensino Fundamental II e Médio. Concluímos que as Instalações Geográficas, ao incorporarem elementos semióticos variados, facilitam a representação e materialização de conceitos geográfico como lugares, paisagens, regiões, territórios e a escala dos fenômenos. As Instalações Geográficas oferecem, portanto, uma valiosa oportunidade para explorar e compreender esses conceitos em um contexto visual e artístico.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 122.895.168-30 - EMERSON RIBEIRO - URCA
Interno - 1008185 - LENILTON FRANCISCO DE ASSIS
Externo à Instituição - MIGUEL JÚNIOR ZACARIAS LIMA
Externo à Instituição - RAIMUNDO LENILDE DE ARAÚJO
Externo à Instituição - THIAGO GIL LESSA ALVES