PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
(83) 3216-7595

Notícias


Banca de DEFESA: LEÔNIDAS SIQUEIRA DUARTE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEÔNIDAS SIQUEIRA DUARTE
DATA: 02/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: ON LINE - GOOGLE MEET
TÍTULO: GEOGRAFIA ESCOLAR E A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR POR CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Geografia Escolar; Espacialidade; Conhecimento Escolar; Competências; Ensino Médio Integral
PÁGINAS: 233
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Urbana
RESUMO: Esta pesquisa de doutorado analisa a recontextualização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018a) na organização do currículo das Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba (ECIs/PB) e nas perspectivas pedagógicas desenvolvidas pelos(as) docentes de Geografia do ensino médio dessas instituições. A problemática do estudo está situada na implementação dos documentos curriculares nacionais e estaduais para a referida etapa de ensino, no ambiente escolar, e o objetivo geral consiste na análise das relações dialéticas entre a perspectiva disciplinar do ensino/aprendizagem de conhecimentos escolares da Geografia e a concepção por área e desenvolvimento de competências das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) nas ECIs/PB. Para a defesa da tese de que os conhecimentos próprios da Geografia escolar são imprescindíveis para a formação integral dos estudantes do ensino médio, apoiamo-nos na Teoria Histórico-Crítica (Saviani, 1991, 2009, 2013b) e utilizamos o método dialé- tico, em diálogos com as abordagens e teses de Apple (1982), Goodson (1999), Kuenzer (2017, 2022), Lopes e Macedo (2011), Moreira (1997), no campo do currículo e da pedagogia, e de Albuquerque (2004), Farias (2021), Girotto (2015, 2021), Rocha (2012, 2013) e Vilela (2013), na área de currículo, educação e ensino de Geografia, dentre outros(as) autores(as). Trata-se de uma pesquisa qualitativa inserida no campo de estudos da Educação Geográfica, desenvolvida a partir de análise documental e estudo bibliográfico, bem como de entrevista e questionários com os(as) docentes do ensino médio das ECIs/PB propedêuticas de Campina Grande – PB. Evidenciamos uma organização curricular alinhada à política educacional neoliberal e ao regime de acumulação flexível, com inserção adaptada de processos e procedimentos do mundo empresarial, via troca ou implementação de nomenclaturas e perspectivas administrativas, curriculares e pedagógicas, com progressiva perda de autonomia político-pedagógica dos(as) docentes e demais profissionais da educação, que configura o que denominamos de reterritorialização pedagógica, processo que redesenha concepções, instrumentos e procedimentos básicos e gerais da escola e da rotina dos(as) profissionais, redistribuindo atributos e valores aos objetos, indivíduos e ações em consonância com os seus potenciais de impacto na produtividade capitalista e na operacionalização do projeto educacional neoliberal. Como resistência qualificada, os(as) docentes de Geografia recontextualizam as prescrições curriculares com a prevalência das lógicas disciplinar e interdisciplinar no ensino/aprendizagem da Geografia escolar, voltado à produção de conhecimentos escolares (Albuquerque, 2004) e à formação de cidadãos críticos e reflexivos, contexto no qual defendemos leituras e interpretações da espacialidade dos fenômenos e processos advindos das relações sociedade/natureza como expressões teórico-metodológica e didático-pedagógica próprias da Geografia.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1522682 - MARIA ADAILZA MARTINS DE ALBUQUERQUE
Interno - 1008185 - LENILTON FRANCISCO DE ASSIS
Interno - 031.880.724-65 - LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO - UFCG
Externo à Instituição - ANA ANGELITA COSTA NEVES DA ROCHA
Externo à Instituição - EDUARDO DONIZETI GIROTTO