PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de QUALIFICAÇÃO: GENEVA HELENA DE MENEZES SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GENEVA HELENA DE MENEZES SANTOS
DATA: 07/08/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Google/meet
TÍTULO: O TEATRO DE FANTOCHES NO ENSINO LÚDICO DE GEOGRAFIA: UM ITINERÁRIO CRIATIVO PARA ENSINO-APRENDIZAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Teatro de Fantoches, Itinerário Criativo, Ensino-aprendizagem.
PÁGINAS: 60
RESUMO: Os processos de ensino-aprendizagem em Geografia, historicamente, eram vistos como algo tedioso, morto e desconexo da realidade, e para se desvincular cada vez mais desta roupagem, mostra-se necessário estar em constante dinâmica e busca por experimentação e conhecimento para rever a práxis (Pontuschka; Paganelli; Cacete, 2007). Para isto, compreendemos que a criatividade auxilia na resolução de problemas, no desenvolvimento da capacidade crítica e na habilidade de inovar nas aulas. É neste contexto, que sugerimos o Teatro de Fantoches no ensino lúdico de Geografia, a partir de um itinerário criativo para ensino-aprendizagem. Nesta proposta, levantamos a seguinte questão: “Quais contribuições podem ser construídas com o desenvolvimento de Teatro de Fantoches e processos criativos no ensino-aprendizagem de Geografia?” Para Vygotsky (2009), o teatro estimula a imaginação e a criatividade a partir da interação social, e estas são habilidades que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem do indivíduo em idade escolar. Nesta conjuntura, a presente dissertação tem por objetivos analisar o Teatro como linguagem/recurso no processo de ensino-aprendizagem a partir do lugar; verificar de que forma os processos criativos podem contribuir para o ensino-aprendizagem de Geografia; e apresentar a criação de um itinerário criativo com Teatro de fantoches. A prática deste estudo se desenvolveu por meio de pesquisa-ação na E. E. E. F. M. Irineu Joffily, no município de Esperança – PB, e os indivíduos participantes foram as turmas do 6º ano A e da 1ª série C, com seus respectivos professores. Tal projeto foi desenvolvido por meio de planejamento, pesquisa, produção textual, construção de narrativas, produção de fantoches, ensaios, apresentações, debates e questionário final, utilizando-se de conteúdos de Geografia e articulando-se a categoria de lugar. Por fim, este trabalho resultou em dois esquetes com Teatro de Fantoches, criados e apresentados pelos alunos e mediados pela pesquisadora e pelos professores envolvidos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 122.895.168-30 - EMERSON RIBEIRO - URCA
Externo à Instituição - JOSANDRA ARAUJO BARRETO
Externo à Instituição - MARLI TEREZINHA SZUMILO SCHLOSSER