PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA FERREIRA GOMES
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA FERREIRA GOMES
DATA: 27/08/2025
HORA: 15:00
LOCAL: https://meet.google.com/dep-bjbo-uox
TÍTULO: A DESUMANIZAÇÃO DO CURRÍCULO DO NOVO ENSINO MÉDIO: OS DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE DE GEOGRAFIA EM ESCOLAS DA REGIÃO DA IBIAPABA/CEARÁ
PALAVRAS-CHAVES: Geografia; Currículo; Novo Ensino Médio; Prática pedagógica; Educação humanizadora
PÁGINAS: 75
RESUMO: A Lei nº 13.415/2017, que instituiu o Novo Ensino Médio (NEM) nas escolas brasileiras, e alterada parcialmente em 31 de julho de 2024, pela Lei nº 14.945, priva os/as estudantes do acesso qualificado aos conhecimentos científicos das Ciências Humanas e, por conseguinte, da Geografia. Ela é parte do esforço dos agentes do capital financeiro para eliminar possibilidades de questionamento da ordem do mundo que pretendem consolidar. Uma ordem pautada na superexploração do trabalho, dos recursos naturais, visando maximizar os lucros e a concentração da riqueza. A ausência de uma abordagem mais aprofundada dos conhecimentos das humanidades no processo formativo dos/as estudantes do ensino médio implica em negá-los a oportunidade de ampliar os horizontes da criticidade e de se tornarem sujeitos ativos na construção de suas práticas socioculturais. Na Geografia, por exemplo, resultará numa frágil leitura de mundo, impedindo-os/as de compreenderem as relações da sociedade com a natureza que, ao longo do tempo, delimitam territórios, transformam paisagens, criam lugares, diferenciam regiões, ou seja, organizam e produzem o espaço geográfico em diferentes escalas. Partindo desses pressupostos, formulamos a questão norteadora da tese: o currículo do NEM, orientado pela lógica capitalista neoliberal, nega a possibilidade de desenvolvimento de uma Geografia crítica e humanizadora? A problematização dessa questão nos levou à perspectiva educativa defendida por Paulo Freire, e ancorados nos princípios freireanos dialogicidade, criticidade e amorosidade , sustentamos a hipótese de que a reforma do ensino médio é um projeto de educação da classe dominante para os/as filhos/as da classe trabalhadora brasileira, orientado pela lógica capitalista neoliberal, que nega aos/às jovens estudantes o direito a uma educação humanizadora e, por conseguinte, impõe desafios à prática pedagógica docente de Geografia. Diante dessa hipótese, a pesquisa tem como objetivo geral analisar a desumanização do currículo do Novo Ensino Médio (NEM) e os desafios da prática pedagógica docente de Geografia em escolas da região da Ibiapaba/Ceará. Ampliando a escala de análise, realizaremos um estudo de caso qualitativo, em 5 (cinco) escolas de ensino médio de tempo integral do município de Ipu, integrante da região da Ibiapaba.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1008185 - LENILTON FRANCISCO DE ASSIS
Interno - 122.895.168-30 - EMERSON RIBEIRO - URCA
Externo ao Programa - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Externo à Instituição - MARILIA GABRIELA DE MENEZES GUEDES