PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de QUALIFICAÇÃO: NAYLLANE LIMA DOS ANJOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYLLANE LIMA DOS ANJOS
DATA: 29/08/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: JUVENTUDE, CORPO E TERRITÓRIO: OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA GERTRUDES LEITE EM DESTERRO-PB.
PALAVRAS-CHAVES: Neoliberalismo; Escola Cidadã Integral; Geografia da Educação; Paraíba.
PÁGINAS: 68
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo central analisar os impactos das políticas neoliberais recentes nas transformações da Escola Cidadã Integral Gertrudes Leite, examinando como essas mudanças afetam a vida e as perspectivas da juventude de Desterro-PB. Partindo do entendimento de que, nas últimas décadas, o campo educacional brasileiro tem sido significativamente reconfigurado por reformas inspiradas em princípios neoliberais, que promovem a redução do papel do Estado, a flexibilização curricular e a valorização de competências tecnicistas voltadas ao mundo do trabalho. Nesse contexto, políticas como, a Escola Cidadã Integral (ECI), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Novo Ensino Médio (NEM) vem sendo analisadas como expressões desse processo de reestruturação da educação pública. A Escola Gertrudes Leite, por ser a única instituição com oferta de ensino médio em Desterro-PB, assume um papel estratégico na formação educacional da juventude da cidade e de municípios vizinhos. A implementação do modelo ECI na escola, a partir de 2019, antecipou, na prática, diversos elementos que mais tarde seriam consolidados pelo Novo Ensino Médio, como os itinerários formativos e os projetos de vida, revelando a convergência entre essas reformas e seus efeitos nas práticas pedagógicas e nas trajetórias juvenis. A escolha do objeto de estudo se justifica tanto pelo vínculo pessoal da pesquisadora com a escola quanto pela relevância da instituição no cenário educacional local. Trata-se, portanto, de um microterritório que permite observar os desdobramentos das políticas educacionais recentes sobre a juventude da classe trabalhadora, especialmente no que diz respeito às transformações curriculares, à infraestrutura escolar e à dinâmica das relações educativas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, apoiando-se em procedimentos como análise documental, observações em campo e entrevistas semiestruturadas com estudantes evadidos e egressos da ECI Gertrudes Leite, além de membros da gestão escolar. Os dados serão analisados à luz de autores que discutem as relações entre neoliberalismo, juventude e educação fundamentadas em Kuenzer (2009), Hernandes (2009), Girotto (2018) entre outros, articulando assim, os aspectos vivenciados no território de Desterro com os processos mais amplos de reforma do sistema educacional brasileiro. A relevância do estudo reside na possibilidade de contribuir para uma compreensão crítica sobre como as políticas de viés neoliberal afetam a escola pública, interferindo em suas funções sociais, na formação cidadã dos estudantes e nas suas possibilidades de futuro. Além disso, pretende-se dialogar com os estudos da geografia da educação ao evidenciar as interações entre políticas públicas, território e juventude em contextos de insegurança econômica e social.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 031.880.724-65 - LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO - UFCG
Interno - 1005440 - ANA CAROLINA DE OLIVEIRA MARQUES
Externo à Instituição - ANA CLAUDIA CARVALHO GIORDANI