PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de QUALIFICAÇÃO: MATEUS BARBOSA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATEUS BARBOSA DA SILVA
DATA: 27/08/2024
HORA: 18:00
LOCAL: ambiente virtual - Google Meet
TÍTULO: O TERRITÓRIO E O LUGAR NAS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA GEOGRAFIA ESCOLAR: ENCONTROS E DESENCONTROS CONCEITUAIS
PALAVRAS-CHAVES: Território. Lugar. Gênero. Sexualidade. Geografia Escolar
PÁGINAS: 58
RESUMO: Com a evolução do pensamento geográfico, as questões ligadas ao gênero e a sexualidade passaram a ter uma atenção dentro dessa ciência. Afinal, a partir do que Milton Santos (2006) pensa sobre o espaço, os sujeitos que os compõem e suas diferenças precisam ser analisados pela Geografia, através das ferramentas disponíveis por ela: os seus conceitos. Diante disso, compreendo que o ensino dessa disciplina na educação básica também deve se apropriar das questões sobre gênero e sexualidade, analisando o próprio espaço escolar a partir das vivências de corpos dissidentes. Observo que essa investigação também pode ser feita através dos conceitos geográficos em outras escalas, nesse caso, a escala do corpo. A partir disso, objetiva-se neste trabalho analisar as relações teóricas e as possibilidades metodológicas dos conceitos de lugar/território e gênero/sexualidade a partir da Geografia Escolar. Especificamente, buscou-se: 1) discutir a função dos discursos de gênero e sexualidade para espacialização de subjetividades LGBTQIAPN+ na escola; 2) apropriar-se das potências teóricas dos conceitos de Território e Lugar no campo da Geografia para problematizar as relações de Gênero e Sexualidade no espaço escolar e, 3) apresentar as potencialidades teórico-metodológicas do campo teórico da Geografia da Educação para mediar saberes sobre gênero e sexualidade no ensino de Geografia na educação básica. Para isso, irei me sustentar na pesquisa qualitativa, de natureza exploratória (Gil, 2002), utilizando das metodologias: pesquisa queer (Miskolci, 2007) através da perspectiva pós-estruturalista (Paraíso, 2012), levantamento bibliográficos (Gil, 2002; Minayo, 2016), e análise documental (Marconi; Lakatos, 2003). Algumas das principais referências utilizadas para discutir teoricamente com os objetivos propostos foram: Beauvoir (1967) e Judith Butler (2006), Foucault (1993; 2015) e Sedgwick (2007) para entender os discursos sobre a sexualidade, Louro (1997), para abordar sobre a escola e, sobre os discursos da Geografia apoiei-me em Ornat (2008), Silva (2009), Oliveira Neto (2022) Moreira e Tonini (2022). Sobre território, discuti com Silva (2009) e Haesbaert (2021) e por fim, sobre Lugar, Tuan (1980) e Holzer (2003). É válido pontuar que esta dissertação ainda está em fase de desenvolvimento, seus resultados apresentados são parciais, através disso é pretendido a complementação teórica com estudos voltados à ampliação das reflexões conceituais, bem como os debates acerca das obras levantadas e analisadas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 031.880.724-65 - LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO - UFCG
Interno - 1762569 - AMANDA CHRISTINNE NASCIMENTO MARQUES
Externo à Instituição - ALDO GONCALVES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - CARLOS ANDRÉ GAYER MOREIRA