PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA GOMES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA GOMES DOS SANTOS
DATA: 28/08/2024
HORA: 15:00
LOCAL: PPGG-UFP - https://meet.google.com/epi-ppxa-pfm
TÍTULO: RESSIGNIFICANDO AS ESCOLAS DA ZONA RURAL DE ESPERANÇA – PB À LUZ DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo; Escolas Rurais; Estado do Conhecimento.
PÁGINAS: 93
RESUMO: A Educação do Campo se contrapõe à Educação Rural, pois esta última é voltada para alunos que residem em áreas rurais, mas utiliza os mesmos pressupostos das escolas urbanas, sem considerar a realidade dos alunos do espaço rural. A Educação do Campo, por outro lado, busca desenvolver um currículo e práticas pedagógicas alinhados à realidade desses alunos, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo. Ao analisar as escolas presentes na zona rural de Esperança – PB, percebe-se que elas seguem os mesmos princípios educacionais das escolas urbanas, utilizando os mesmos materiais didáticos e recursos pedagógicos. O objetivo central é analisar como se dá a construção da identidade escolar das escolas situadas na zona rural do município de Esperança – PB à luz dos princípios da Educação do Campo. A pesquisa busca responder: por que tais escolas não são formalizadas como escolas do campo e, portanto, adotam os currículos das escolas urbanas a despeito da origem camponesa dos estudantes? Para isso, utilizamos uma pesquisa exploratória, documental e de campo. A pesquisa exploratória possibilitou a construção do Estado do Conhecimento da Educação do Campo, abordado no segundo capítulo do trabalho. Parte da pesquisa de campo já foi realizada, com resultados apresentados no primeiro capítulo, por meio de mosaicos de imagens das fachadas das escolas e paisagens circundantes. A pesquisa documental ainda será realizada, e seus resultados serão discutidos nos capítulos seguintes. Este estudo se justifica pela relevância de uma educação contextualizada e significativa para a realidade rural e os alunos camponeses.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338016 - CARLOS AUGUSTO DE AMORIM CARDOSO
Interno - 1762569 - AMANDA CHRISTINNE NASCIMENTO MARQUES
Externo ao Programa - 1753482 - ALINE BARBOZA DE LIMA
Externo ao Programa - 1005440 - ANA CAROLINA DE OLIVEIRA MARQUES