PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA GOMES DOS SANTOS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA GOMES DOS SANTOS
DATA: 28/08/2024
HORA: 15:00
LOCAL: PPGG-UFP - https://meet.google.com/epi-ppxa-pfm
TÍTULO: RESSIGNIFICANDO AS ESCOLAS DA ZONA RURAL DE ESPERANÇA PB
À LUZ DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo; Escolas Rurais; Estado do Conhecimento.
PÁGINAS: 93
RESUMO: A Educação do Campo se contrapõe à Educação Rural, pois esta última é voltada para
alunos que residem em áreas rurais, mas utiliza os mesmos pressupostos das escolas
urbanas, sem considerar a realidade dos alunos do espaço rural. A Educação do Campo,
por outro lado, busca desenvolver um currículo e práticas pedagógicas alinhados à
realidade desses alunos, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo.
Ao analisar as escolas presentes na zona rural de Esperança PB, percebe-se que elas
seguem os mesmos princípios educacionais das escolas urbanas, utilizando os mesmos
materiais didáticos e recursos pedagógicos. O objetivo central é analisar como se dá a
construção da identidade escolar das escolas situadas na zona rural do município de
Esperança PB à luz dos princípios da Educação do Campo. A pesquisa busca responder:
por que tais escolas não são formalizadas como escolas do campo e, portanto, adotam os
currículos das escolas urbanas a despeito da origem camponesa dos estudantes? Para isso,
utilizamos uma pesquisa exploratória, documental e de campo. A pesquisa exploratória
possibilitou a construção do Estado do Conhecimento da Educação do Campo, abordado
no segundo capítulo do trabalho. Parte da pesquisa de campo já foi realizada, com
resultados apresentados no primeiro capítulo, por meio de mosaicos de imagens das
fachadas das escolas e paisagens circundantes. A pesquisa documental ainda será
realizada, e seus resultados serão discutidos nos capítulos seguintes. Este estudo se
justifica pela relevância de uma educação contextualizada e significativa para a realidade
rural e os alunos camponeses.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338016 - CARLOS AUGUSTO DE AMORIM CARDOSO
Interno - 1762569 - AMANDA CHRISTINNE NASCIMENTO MARQUES
Externo ao Programa - 1753482 - ALINE BARBOZA DE LIMA
Externo ao Programa - 1005440 - ANA CAROLINA DE OLIVEIRA MARQUES