PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
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Notícias
Banca de DEFESA: NATHÁLIA ROCHA MORAIS
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATHÁLIA ROCHA MORAIS
DATA: 29/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório da Geografia - CCEN/UFPB
TÍTULO: O ENSINO REMOTO NA REDE BÁSICA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE/PB E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho Docente. Educação Geográfica. Precarização. Ensino Remoto. Ensino de Geografia.
PÁGINAS: 227
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO: A realidade de trabalho dos docentes na rede pública de ensino traz muitas inquietações que foram potencializadas pela implementação do ensino remoto durante o período da pandemia da Covid-19, reforçando problemáticas importantes nas mais distintas disciplinas escolares, inclusive na Geografia. Levando em consideração os cenários instaurados na realidade do trabalho docente no período em tela, esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de implementação do ensino remoto na rede básica do município de Campina Grande/PB como fator de precarização do trabalho dos professores de Geografia do Ensino Fundamental II de escolas públicas durante a suspensão das aulas e no retorno das atividades presenciais no período pandêmico de 2020-2022. A tese que sustenta o estudo é a de que o ensino remoto implementado durante o período pandêmico foi caracterizado pela ausência de ações e subsídios capazes de assegurar condições adequadas para um efetivo trabalho docente sendo, portanto, um modelo que converge para a precarização do trabalho dos professores nos momentos da pandemia e retorno das atividades presenciais. Trata-se de um estudo qualitativo inserido no campo das pesquisas em Educação Geográfica cuja abordagem teórico-analítica focaliza as influências neoliberais sobre o campo educacional, o trabalho docente e sua história, a inserção das tecnologias no trabalho docente e o trabalho dos professores de Geografia do ensino básico diante do ensino remoto. Compreendendo que os fenômenos devem ser analisados em sua totalidade, adota-se a dialética como método capaz de dar suporte para esta investigação pelo fato de possibilitar a análise dos fenômenos a partir da dinamicidade do contexto no qual se encontram inseridos. Como procedimentos metodológicos foram utilizados a pesquisa documental, a aplicação de questionários ao total de 34 docentes de Geografia dos quais 21 docentes, entre efetivos e contratados, constituíram os sujeitos da pesquisa que se voluntariaram a participar da etapa das entrevistas. O exame das entrevistas foi realizado através da Técnica da Análise de Conteúdo. Os resultados alcançados indicam que o trabalho dos docentes de Geografia da mencionada rede de ensino sofreu impactos relacionados às condições efetivas para sua realização uma vez que não foram oferecidos a esses profissionais os subsídios necessários para sua atuação na realidade do ensino remoto, além dos impactos sobre a saúde física e emocional dos docentes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1008185 - LENILTON FRANCISCO DE ASSIS
Interno - 338016 - CARLOS AUGUSTO DE AMORIM CARDOSO
Interno - 031.880.724-65 - LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO - UFCG
Externo ao Programa - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Externo à Instituição - PAULO SERGIO CUNHA FARIAS