PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de DEFESA: JULIANE FAUSTINO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANE FAUSTINO DA SILVA
DATA: 07/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Geociências, Campus I - UFPB
TÍTULO: A EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO NA PERSPECTIVA TERRITORIAL CAMPONESA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA DO ASSENTAMENTO ZUMBI DOS PALMARES - MARI/PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação no/do Campo, Território, Ensino de Geografia, Escola Zumbi dos Pamares.
PÁGINAS: 170
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
RESUMO: A educação no/do campo é uma modalidade de ensino e prática social ainda em desenvolvimento que parte das experiências de formação humana, desenvolvidas no contexto de luta dos movimentos sociais camponeses por terra e educação. Nesse contexto, compreendemos que a escola do campo, enquanto espaço de construção coletiva, assume importante papel no fortalecimento da identidade territorial dos camponeses e valorização dos saberes e fazeres locais. Dessa forma, buscamos analisar as práticas educativas que fortalecem o território camponês articuladas com a educação do campo e o ensino de geografia na escola Zumbi dos Palmares, localizada no município de Mari/PB. O estudo parte da dialética e fenomenologia enquanto métodos de análise, que nos permite refletir sobre as representações materiais e simbólicas nesses territórios. Para adentrar nas discussões, recorremos a autores como Raffestin (1993), Haesbaert (2004, 2007), Saquet (2008), Bonnemaison (1999), Freire (1980; 1987), Arroyo (2011; 2012), Ribeiro (2013), Molina e Sá (2012) e Fernandes (2012). No que se refere à coleta de informações, utilizamos diferentes procedimentos metodológicos, tais como: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisas de campo. Nesta última, realizamos entrevistas, observações e uma oficina voltada à produção de mapas mentais. Os resultados apontam que a educação no/do campo ainda é um processo em construção na escola Zumbi dos Palmares, a conquista da unidade escolar no interior do assentamento é uma construção em busca de uma educação de qualidade e voltada à realidade dos sujeitos camponeses, além disso, busca promover um ensino de Geografia voltado à realidade e identidade territorial local. Consideramos que, apesar das dificuldades relacionadas às demandas institucionais, falta de formação docente e influência de um ensino urbano, a escola se coloca em luta e resistência ao propor um currículo escolar diferenciado presente na organização do Projeto Político Pedagógico. Portanto, a partir da pesquisa realizada, constatou-se que na Escola Zumbi dos Palmares, o ensino de Geografia se configura um aporte importante para os discentes da unidade escolar refletirem sobre sua existência, cotidiano e rememorar o processo de resistência e luta que deram origem ao seu território e à escola. No entanto, ainda é necessário o ato de repensar e refletir sobre a prática pedagógica no ensino de Geografia, enquanto um componente importante na busca e fortalecimento da educação no/do campo e da identidade territorial local.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1762569 - AMANDA CHRISTINNE NASCIMENTO MARQUES
Interno - 2047706 - JOSIAS DE CASTRO GALVAO
Externo à Instituição - MARIA DE FATIMA FERREIRA RODRIGUES