PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ELIANE ALMEIDA WINCK

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIANE ALMEIDA WINCK
DATA: 18/12/2025
HORA: 13:30
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/85838705280
TÍTULO: IMPLICAÇÕES DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA SAÚDE MENTAL E NO BEM-ESTAR PSICOLÓGICO DOS SERVIDORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)
PALAVRAS-CHAVES: Competências Socioemocionais. Saúde Mental. Bem-estar Psicológico. Técnicos Administrativos em Educação (TAE). Docentes.
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: O aumento da prevalência dos transtornos mentais comuns tem sido uma preocupação em escala global, levando organizações internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a enfatizar a importância da saúde psíquica dos trabalhadores. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar as implicações dos níveis de desenvolvimento das competências socioemocionais (CSE) na saúde mental e no bem- estar psicológico dos servidores de uma instituição pública federal de educação profissional e tecnológica do estado da Bahia, Brasil. Trata-se de um estudo de caso exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com 314 técnicos administrativos educacionais e docentes de um instituto federal de educação da Bahia. A coleta de dados ocorreu entre julho e setembro de 2025, por meio da aplicação virtual de questionário sociodemográfico e profissional, da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21), da Escala de Bem-Estar Psicológico (EBEP-36) e da Escala de Competências Socioemocionais. Os dados foram analisados com o apoio dos programas estatísticos SPSS e JASP, aplicando-se análises descritivas, testes de comparação de médias, correlações, testes não paramétricos e modelagem de equações estruturais. Os resultados mostraram que os participantes apresentaram escores médios de ansiedade e depressão classificados como mínimos e de estresse como normal ou leve. No entanto, 25% da amostra apresentou sofrimento psíquico variando de moderado a muito grave. Em relação ao desenvolvimento das competências socioemocionais, os escores médios foram satisfatórios em todas as dimensões, embora cerca de 25% dos respondentes tenham revelado baixo desenvolvimento nas competências de regulação emocional e criatividade emocional. As mulheres demonstraram níveis mais elevados de consciência emocional em comparação aos homens. Quanto ao bem-estar psicológico, tanto técnicos administrativos quanto docentes apresentaram escores médios satisfatórios, destacando- se a dimensão crescimento pessoal como a mais desenvolvida e domínio sobre o ambiente como a menos desenvolvida. As mulheres também apresentaram níveis superiores nas dimensões crescimento pessoal e propósito na vida, enquanto servidores que ocupavam cargos de direção obtiveram melhores resultados em autoaceitação e propósito na vida. Das hipóteses do estudo, as hipóteses H3 e H4 foram parcialmente confirmadas. Conclui-se que as competências socioemocionais se configuram como um dos fatores de promoção da saúde mental, considerando a complexidade e a multicausalidade das psicopatologias, além de influenciar positivamente o bem-estar psicológico. A criação de ambientes de trabalho saudáveis, espaços de interação social e estratégias voltadas ao desenvolvimento das competências socioemocionais de técnicos e docentes são medidas fundamentais para a promoção da saúde psíquica e do bem-estar desses servidores.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA
Interno(a) - 1716289 - JOSE JORGE LIMA DIAS JUNIOR
Externo(a) à Instituição - MARIA TERESA PIRES COSTA