PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: ARTUR COSTA DE SOUZA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTUR COSTA DE SOUZA
DATA: 04/12/2024
HORA: 09:30
LOCAL: https://meet.google.com/tuj-phan-cah
TÍTULO: GESTÃO BASEADA EM PROCESSOS: MODELO DE INCORPORAÇÃO, MENSURAÇÃO E MELHORIA DAS PRÁTICAS EM PREFEITURAS MUNICIPAIS
PALAVRAS-CHAVES: racionalização; padronização; mensuração de maturidade; GBP.
PÁGINAS: 155
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Objetivo: propor um modelo integrativo de incorporação, mensuração e melhoria das dimensões da gestão por processos para preparar as prefeituras municipais para a Gestão Baseada em Processos sob a ótica da teoria da padronização.
Metodologia: para o Estudo 1, desenvolvemos um ensaio teórico como estratégia para o alcance do objetivo, a partir da análise teórica das referências que foram identificadas através da pesquisa bibliográfica. Para o Estudo 2, o método de pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, realizada em duas etapas. Primeiro, realizamos um estudo teórico através da Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e, depois, um estudo empírico de validação do modelo com especialistas da área. Para o Estudo 3, o desenvolvimento da escala se deu em cinco passos principais. O primeiro passo correspondeu à geração dos itens, também com base na Revisão Sistemática de Literatura (RSL) dos modelos de maturidade (cf. Estudo 2), que alicerçou o segundo passo, referente à construção do instrumento de pesquisa, com a estruturação dos itens e das escalas de verificação. Para validação do instrumento, realizamos o terceiro passo, que foi a validação de face e de conteúdo, com a sua apresentação em diferentes momentos para estudiosos da mensuração e especialistas em GBP. No quarto passo, realizamos o teste empírico do instrumento de pesquisa, com a sua aplicação em seis secretarias municipais. Por último, realizamos o quinto passo, correspondente ao refinamento final, a partir da experiência empírica, com os ajustes nas orientações de aplicação e no modo de uso.
Resultados: no Estudo 1, explicitamos a relação da teoria da padronização com o movimento da racionalização, indicamos sua realização no contexto contemporâneo de Administração e debatemos o fenômeno da padronização em sua associação com a abordagem da GBP. No Estudo 2, propomos e validamos o entendimento de que as prefeituras municipais devem mensurar sua maturidade em práticas de GBP a partir de quatro dimensões: Práticas atuais de gestão baseada em processos, Competências das pessoas em gestão baseada em processos, Gestão de dados e tecnologia da informação e Dinâmica organizacional. No Estudo 3, obtivemos, ao final, uma escala completa de mensuração de maturidade organizacional, útil para o planejamento e a implementação de um modelo de GBP.
Contribuições teórica e prática: no Estudo 1, houve a construção de outra ponte de interlocução do movimento da racionalização para um contexto contemporâneo prático de Administração, à luz do fenômeno da padronização e da perspectiva da abordagem da GBP (teórica). No Estudo 2, visualizamos as contribuições metodológica e conceitual com a proposição do modelo de dimensionamento da maturidade organizacional em práticas de GBP, no qual propomos as dimensões de maturidade para o contexto das prefeituras municipais e uma nova sugestão de definições para cada uma delas e para o construto, seguindo o rigor acadêmico. No Estudo 3, visualizamos as contribuições metodológica e prática a partir da entrega de uma escala de mensuração completa, composta pelo instrumento de coleta, pela metodologia de aplicação, pela sistemática de pontuação e pelos níveis de maturidade.
Originalidade/valor: No Estudo 1, revisitamos de forma aprofundada o debate sobre a padronização e sua associação ao movimento racionalizante, bem como sobre a sua manifestação prática, que é a GBP, à luz de novas literaturas e de novo contexto. No Estudo 2, propomos um novo modelo de dimensionamento de maturidade em um contexto específico, que são as prefeituras municipais, com novas definições e experiências metodológicas de construção e validação do modelo de maturidade. Por fim, no Estudo 3, foi desenvolvido um instrumento de mensuração de maturidade completo, com a metodologia de aplicação e sistemática de apuração, testada e validada, o que possibilita o alcance da prática e o uso pelos gestores das prefeituras municipais.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELIAS PEREIRA LOPES JUNIOR
Externo à Instituição - FRANCISCO DE ASSIS CARLOS FILHO
Presidente - 2697113 - FRANCISCO JOSÉ DA COSTA
Interno - 1316228 - Renan Felinto de Farias Aires
Externo à Instituição - VICTOR DE BARROS DEANTONI