PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MAGDA VANESSA SOUZA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAGDA VANESSA SOUZA DA SILVA
DATA: 27/10/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/ovk-tmpa-daw
TÍTULO: VÍNCULOS VIRTUAIS E IMPACTOS REAIS: A INFLUÊNCIA DA IDENTIFICAÇÃO SOCIAL COM INFLUENCIADORES NA PERCEPÇÃO DE SACRIFÍCIO E NO BEM-ESTAR DOS SEGUIDORES
PALAVRAS-CHAVES: Influenciadores digitais. Identidade social. Sacrifício percebido. Bem-estar subjetivo. Influenciadores virtuais.
PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: As mídias sociais se consolidaram como espaços centrais de interação e consumo, atribuindo aos influenciadores digitais a capacidade de moldar identidades e afetar percepções de bem- estar. No entanto, a literatura ainda carece de investigações que integrem de forma articulada os conceitos de identidade social, sacrifício percebido e bem-estar subjetivo dos seguidores, configurando a lacuna que motivou esta tese. O objetivo geral foi compreender de que forma a identificação social com influenciadores em mídias sociais se relaciona com o sacrifício percebido e com o bem-estar subjetivo dos seguidores, respondendo a como esses vínculos se constroem, quais custos e benefícios emergem dessas interações e como impactam a vivência dos sujeitos. A pesquisa estruturou-se em três artigos: o primeiro realizou uma revisão sistemática da literatura, que evidenciou avanços, mas também a dispersão teórica entre os três construtos analisados; o segundo, de caráter empírico, utilizou netnografia e entrevistas com seguidores da influenciadora Mirella Santos para investigar a influência humana, mostrando que a identificação baseada em estilo de vida, humor, autenticidade e narrativas de superação gera pertencimento e inspiração, mas envolve sacrifícios de tempo e de ordem; o terceiro artigo, também empírico, examinou a comunidade da influenciadora virtual Aria Phenix e revelou que, embora personagens digitais possam promover identificação e bem-estar, sua sustentação enfrenta barreiras financeiras e tecnológicas no Brasil, com maior viabilidade observada em avatares corporativos ou ‘gêmeos digitais’. Os resultados evidenciaram que o bem-estar subjetivo, tanto no caso de influenciadores humanos quanto virtuais, apresenta-se de forma ambígua, oscilando entre emoções positivas e negativas. Como contribuição científica, a tese avançou ao integrar três dimensões até então pouco exploradas em conjunto, oferecendo uma perspectiva analítica que amplia a compreensão dos impactos psicossociais da influência digital, fornecendo subsídios para práticas de marketing mais responsáveis e fortalecendo debates sociais sobre consumo consciente e a responsabilidade social dos influenciadores no ambiente digital.
MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - FRANCISCO VICENTE SALES MELO
Externo(a) à Instituição - MARCELO DE REZENDE PINTO
Presidente(a) - 1545488 - NELSIO RODRIGUES DE ABREU
Externo(a) à Instituição - RAMON SILVA LEITE
Interno(a) - 1514367 - RITA DE CASSIA DE FARIA PEREIRA