PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: PAULA LUCIANA BRUSCHI SANCHES
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULA LUCIANA BRUSCHI SANCHES
DATA: 22/10/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/85838705280
TÍTULO: AMBIENTE COLETIVO DE APRENDIZAGEM NO ECOSSISTEMA
DE NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL DO NORDESTE DO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Ambiente Coletivo de Aprendizagem. Aprendizagem Interorganizacional.
Ecossistema de Impacto Social. Negócios de Impacto Social.
PÁGINAS: 191
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Este estudo explorou as dinâmicas interorganizacionais do ecossistema de negócios de
impacto social no Nordeste do Brasil, com o objetivo geral de analisar de que forma as
relações interorganizacionais entre os dinamizadores do Ecossistema de Negócios de Impacto
social do Nordeste do Brasil colaboram para o desenvolvimento de um Ambiente Coletivo de
Aprendizagem. Os objetivos específicos foram: (a) Compreender o contexto de atuação dos
dinamizadores do Ecossistema de Negócios de Impacto Social do Nordeste; (b) Caracterizar
os processos de aprendizagem interorganizacional no Ambiente Coletivo de Aprendizagem no
Ecossistema de Negócios de Impacto Social do Nordeste do Brasil; (c) Identificar as barreiras
que dificultam a formação de um Ambiente Coletivo de Aprendizagem; (d) Evidenciar os
fatores determinantes para a dinâmica do Ambiente Coletivo de Aprendizagem do
Ecossistema de Negócios de Impacto Social; (e) Propor uma estrutura de referência que
caracterize o Ambiente Coletivo de Aprendizagem do Ecossistema de Impacto Social.
Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa envolveu entrevistas com gestores e
coordenadores de dinamizadores do ecossistema de negócios de impacto, complementadas
por análise de documentos e dados de plataformas especializadas. A análise dos dados foi
realizada por meio da análise compreensiva e interpretativa dos discursos dos participantes e
possibilitou identificar categorias emergentes a partir dos discursos, agrupando padrões e
significados compartilhados entre os participantes. Esse processo permitiu revelar os tipos de
aprendizagem mais presentes no ecossistema, bem como compreender como esses processos
se conectam por meio de práticas formais, informais e sociais. Os resultados mostram que os
dinamizadores desempenham múltiplos papéis que envolvem articulação, capacitação e
aceleração e que sua atuação mobiliza três componentes estruturantes do Ambiente Coletivo
de Aprendizagem: abióticos (recursos, metodologias, espaços e tecnologias), bióticos (atores e
suas interações) e simbólicos (identidade, pertencimento, narrativas e linguagem). Esses
elementos foram sistematizados em um framework empírico, que destaca a aprendizagem
interorganizacional como um fenômeno social e contextual. Esta tese amplia a compreensão
dos mecanismos que favorecem a aprendizagem interorganizacional em contextos de impacto
social, ao mesmo tempo em que possibilita uma leitura do ecossistema pela lente da
aprendizagem.
MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Presidente(a) - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA
Externo(a) à Instituição - CARLOS RICARDO ROSSETO
Externo(a) ao Programa - 1157816 - GABRIELA TAVARES DOS SANTOS XAVIER
Externo(a) à Instituição - GRAZIELA DIAS ALPERSTEDT