PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: PAULA LUCIANA BRUSCHI SANCHES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULA LUCIANA BRUSCHI SANCHES
DATA: 22/10/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/85838705280
TÍTULO: AMBIENTE COLETIVO DE APRENDIZAGEM NO ECOSSISTEMA DE NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL DO NORDESTE DO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Ambiente Coletivo de Aprendizagem. Aprendizagem Interorganizacional. Ecossistema de Impacto Social. Negócios de Impacto Social.
PÁGINAS: 191
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Este estudo explorou as dinâmicas interorganizacionais do ecossistema de negócios de impacto social no Nordeste do Brasil, com o objetivo geral de analisar de que forma as relações interorganizacionais entre os dinamizadores do Ecossistema de Negócios de Impacto social do Nordeste do Brasil colaboram para o desenvolvimento de um Ambiente Coletivo de Aprendizagem. Os objetivos específicos foram: (a) Compreender o contexto de atuação dos dinamizadores do Ecossistema de Negócios de Impacto Social do Nordeste; (b) Caracterizar os processos de aprendizagem interorganizacional no Ambiente Coletivo de Aprendizagem no Ecossistema de Negócios de Impacto Social do Nordeste do Brasil; (c) Identificar as barreiras que dificultam a formação de um Ambiente Coletivo de Aprendizagem; (d) Evidenciar os fatores determinantes para a dinâmica do Ambiente Coletivo de Aprendizagem do Ecossistema de Negócios de Impacto Social; (e) Propor uma estrutura de referência que caracterize o Ambiente Coletivo de Aprendizagem do Ecossistema de Impacto Social. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa envolveu entrevistas com gestores e coordenadores de dinamizadores do ecossistema de negócios de impacto, complementadas por análise de documentos e dados de plataformas especializadas. A análise dos dados foi realizada por meio da análise compreensiva e interpretativa dos discursos dos participantes e possibilitou identificar categorias emergentes a partir dos discursos, agrupando padrões e significados compartilhados entre os participantes. Esse processo permitiu revelar os tipos de aprendizagem mais presentes no ecossistema, bem como compreender como esses processos se conectam por meio de práticas formais, informais e sociais. Os resultados mostram que os dinamizadores desempenham múltiplos papéis que envolvem articulação, capacitação e aceleração e que sua atuação mobiliza três componentes estruturantes do Ambiente Coletivo de Aprendizagem: abióticos (recursos, metodologias, espaços e tecnologias), bióticos (atores e suas interações) e simbólicos (identidade, pertencimento, narrativas e linguagem). Esses elementos foram sistematizados em um framework empírico, que destaca a aprendizagem interorganizacional como um fenômeno social e contextual. Esta tese amplia a compreensão dos mecanismos que favorecem a aprendizagem interorganizacional em contextos de impacto social, ao mesmo tempo em que possibilita uma leitura do ecossistema pela lente da aprendizagem.
MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Presidente(a) - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA
Externo(a) à Instituição - CARLOS RICARDO ROSSETO
Externo(a) ao Programa - 1157816 - GABRIELA TAVARES DOS SANTOS XAVIER
Externo(a) à Instituição - GRAZIELA DIAS ALPERSTEDT