PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: WANDERBERG ALVES BRANDÃO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WANDERBERG ALVES BRANDÃO
DATA: 27/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/hkd-okei-dzm
TÍTULO: Determinantes cognitivos e comportamentais do Uso Problemático de Mídias Sociais e seus efeitos sobre o Bem-Estar Psicológico.
PALAVRAS-CHAVES: Consciência algorítmica; Uso Problemático de Mídias sociais; Autoeficácia; Consumo compulsivo; Bem-estar psicológico.
PÁGINAS: 137
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Esta tese tem como objetivo analisar a influência da consciência algorítmica no uso problemático de mídias sociais e no bem-estar psicológico dos seus usuários mediado pelas dimensões de autorregulação e autoeficácia. Partimos do argumento central de que as plataformas de mídias sociais são constituídas a partir de um design persuasivo baseado em estruturas algorítmicas que, mesmo conscientemente percebidas pelo consumidor e contribuindo para sua percepção autoeficácia neste contexto, podem afetar sua capacidade autorregulação e conduzi-los a níveis de uso compulsivo o que, em última instância, afeta seus níveis de bem-estar psicológico. Para auxiliar na jornada da pesquisa, no capítulo 1 apresentamos uma contextualização, juntamente com a justificativa e objetivos da tese. No capítulo 2 apresentamos uma revisão sistemática de literatura que abrange estudos que permeiam o uso problemático de mídias sociais, na qual se assentam as dimensões cognitivas e comportamentais pautadas neste estudo, e o bem-estar psicológico neste contexto, além de suas principais métricas. No capítulo 3 apresentamos um ensaio teórico que aprofunda a discussão sobre o papel do design das plataformas de mídias sociais na promoção de padrões disfuncionais de uso e detalha os principais modelos de uso problemático de mídias sociais identificados, Neste capítulo também propomos o modelo teórico da tese. No capítulo 4 selecionamos e adaptamos as métricas relacionadas aos construtos do modelo teórico. No capítulo 5 testamos o modelo teórico da pesquisa, que precisou ser reespecificado após análise do modelo de mensuração. No capítulo 6 apresentamos as conclusões do estudo, que confirmam que a consciência algorítmica dos usuários de mídias sociais, apesar de contribuir com a autoeficácia percebida nas mídias sociais, tende a aumentar seus níveis de uso problemático neste contexto. O bem-estar psicológico, consequentemente, tende a ser reduzido como efeito deste uso problemático. Neste capítulo são discutidas as implicações teóricas e práticas destes achados, bem como são apresentadas as limitações e sugestões para estudos futuros.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1545488 - NELSIO RODRIGUES DE ABREU
Interno - 1514367 - RITA DE CASSIA DE FARIA PEREIRA
Externo à Instituição - ANATÁLIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Externo à Instituição - FRANCISCO VICENTE SALES MELO
Externo à Instituição - RICARDO LIMONGI FRANÇA COELHO