PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: LÍVIA MARIA TEIXEIRA MATOS
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LÍVIA MARIA TEIXEIRA MATOS
DATA: 29/08/2024
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/een-ptgx-nqu
TÍTULO: BEBÊ ARCO-ÍRIS: Um estudo sobre a vulnerabilidade do consumo de mulheres tentantes após perda gestacional, neonatal ou infantil
PALAVRAS-CHAVES: Vulnerabilidade do Consumidor. Mulheres Tentantes. Bebê Arco-Íris. Luto Gestacional. Experiências Traumáticas.
PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Objetivo: Investigar as características de consumo, em serviços de saúde, de mulheres
tentantes que já passaram por uma ou mais perdas gestacionais, neonatal ou infantil.
Método: Orientado pelas abordagens teóricas acerca da vulnerabilidade do consumidor,
mulheres tentantes, bebê arco-íris, luto e experiências traumáticas, foi realizado um estudo de natureza qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de três técnicas: grupos focais,
entrevistas semiestruturadas e observação não-participante. Os dados foram analisados por
meio da técnica de análise de conteúdo.
Resultados: Os resultados sugerem que falta estrutura específica para mulheres tentantes
dentro de hospitais, maternidades e clínicas e que a depender do problema de saúde que a
mulher tentante tenha, a sua vulnerabilidade de consumo pode exacerbar. Os resultados
implicam também que mulheres tentantes utilizam das recomendações de grávidas para
conseguirem ter o bebê arco-íris, que optam pelo anonimato nas redes sociais e se utilizam de simbolismos através de emoticons para serem reconhecidas por outras semelhantes. De acordo com os resultados de análise, incute-se que a religiosidade pode ser considerada um consumo restaurativo para mulheres tentantes enlutadas.
Contribuições: Complementa a literatura através da multidisciplinariedade de vulnerabilidade
do consumidor relacionando a perspectiva de consumo durante o luto e experiências traumáticas, além de explorar acerca do fenômeno de crescimento do termo bebê arco-íris nas redes sociais.
Originalidade: Inova ao abordar sobre o consumo de mulheres tentantes enlutadas, além de
debater no que se refere a ascensão da termologia bebê arco-íris, e suas possíveis influências nas redes sociais.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2360507 - DIANA LUCIA TEIXEIRA DE CARVALHO
Interno - 1551258 - RENATA FRANCISCO BALDANZA
Presidente - 1514367 - RITA DE CASSIA DE FARIA PEREIRA