PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: CLEYSSON RICARDO JORDÃO BRAGA DIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEYSSON RICARDO JORDÃO BRAGA DIAS
DATA: 20/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/85838705280
TÍTULO: ANÁLISE DE ESTILOS DE ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Orientação Acadêmica. Estilos de Orientação Acadêmica. Pós-graduação em Administração. Desenvolvimento e Validação de Escala.
PÁGINAS: 141
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Esta tese tem como objetivo geral analisar os estilos de orientação acadêmica identificados na pós-graduação em Administração no Brasil. Os objetivos específicos foram: (1) caracterizar os estilos de orientação acadêmica, (2) desenvolver uma Escala de Estilos de Orientação Acadêmica, (3) validar essa escala e (4) verificar as relações entre os estilos de orientação acadêmica e o perfil dos orientadores que atuam na pós-graduação em Administração no Brasil. O argumento central da pesquisa é que existem diferentes estilos de orientação acadêmica na pós-graduação em Administração, refletindo possíveis abordagens adotadas pelos orientadores no contexto brasileiro. Para alcançar o primeiro objetivo, foi utilizada a fenomenografia, com entrevistas realizadas com 23 professores, bolsistas de produtividade, de diversas áreas da Administração e em diferentes estágios de carreira. No segundo objetivo, foi desenvolvida uma escala para mensurar os estilos de orientação acadêmica, submetida a 527 estudantes da pós-graduação em administração, tendo como métido de análise a Análise Fatorial Exploratória para compreender os dados. A validação da escala, realizada no terceiro objetivo, foi feita por meio da Análise Fatorial Confirmatória, utilizando uma amostra de 243 egressos da pós-graduação em Administração. Finalmente, o quarto objetivo consistiu na verificação das relações entre os estilos de orientação e variáveis do perfil dos orientadores, 236 professores responderam à pesquisa, e para análise utilizou-se cálculos descritivos e o teste não paramétrico de U de Mann-Whitney. Os resultados do estudo fenomenográfico indicaram quatro concepções definidas como estilos de orientação: Pragmático, Treinador, Aprendente e Afetuoso. Os resultados da análise da Escala de Estilos de Orientação Acadêmica foi a identificação de dois estilos predominantes: Relacional-Empático e Técnico-Instrumental. A validação da escala demonstrou sua consistência na mensuração desses estilos. Além disso, foram encontradas diferenças significativas entre os estilos de orientação e o sexo feminino, com uma possível predominância do estilo Relacional-Empático entre as mulheres. Também foi observada uma diferença significativa entre os estilos e os programas de pós-graduação profissionais, sugerindo uma maior presença dos dois estilos nesse contexto. Conclui-se que esta tese contribui significativamente para o campo da orientação acadêmica, proporcionando uma compreensão mais aprofundada dos estilos de orientação na pós-graduação em Administração. A Escala de Estilos de Orientação Acadêmica desenvolvida é uma ferramenta útil para programas de treinamento de orientadores, permitindo a formação contínua desses profissionais e incentivando práticas de orientação mais adaptativas. Os estilos Relacional-Empático e Técnico-Instrumental não são dicotômicos, mas sim complementares, e os orientadores podem adotar elementos de ambos, conforme as necessidades de seus orientandos, o tipo de pesquisa e as demandas institucionais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA
Externo ao Programa - 1157816 - GABRIELA TAVARES DOS SANTOS XAVIER
Externo à Instituição - GRAZIELA DIAS ALPERSTEDT
Interno - 1716289 - JOSE JORGE LIMA DIAS JUNIOR
Externo à Instituição - LOURDES CANÓS DARÓS