PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: JAILSON SANTANA CARNEIRO
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAILSON SANTANA CARNEIRO
DATA: 25/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/gyy-brwc-kyp
TÍTULO: GESTÃO BASEADA EM EVIDÊNCIAS: PROPOSTA E IMPLEMENTAÇÃO DE MODELO PARA A GESTÃO UNIVERSITÁRIA
PALAVRAS-CHAVES: Gestão baseada em evidências. Ensino técnico. Processo decisório. Mensuração.
PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A presente tese tem o objetivo de responder à seguinte problemática: considerando o cenário paradigmático atual, pautado, sobretudo, na lógica de utilização de dados e ferramentas quantitativas/analíticas, como deve se configurar o processo Gestão Baseado em Evidências nas universidades, fundamentado nos indicadores de ação formativa? Nosso argumento de tese, em síntese, é de que, na atualidade, existem movimentos bem configurados para fomentar a gestão educacional: o primeiro é o de quantificação pautado em indicadores; o segundo é o de desenvolvimento tecnológico e processos (business intelligence), e o terceiro é o de gestão baseada em evidências, que utiliza diversas fontes de dados para melhorar o processo decisório. Assim, partimos para o desenvolvimento de um modelo cujo paradigma de saída é o da gestão baseada em evidências. A tese está estruturada em cinco capítulos. No capítulo primeiro, é apresentada a introdução, juntamente com as justificativas e objetivos da tese. O capítulo segundo, abordado por meio de um ensaio teórico, teve o objetivo de refletir sobre como a quantificação e a gestão baseada em evidências facilitam a ação gerencial das universidades, em especial, no processo de avaliação. Nesse capítulo, estabelecemos elementos teóricos importantes sobre a quantificação enquanto processo racional, bem como suas irracionalidades e como ela apresenta relações com a gestão baseada em evidências. O capítulo terceiro, trabalhado por meio de uma pesquisa de campo, visou apresentar o processo completo de desenvolvimento do instrumento de avaliação pelo discente do ensino técnico. Diversos procedimentos qualitativos e quantitativos foram adotados para a construção do instrumento, cujas variáveis foram mensuradas por single item. As variáveis, posteriormente, fundamentaram os indicadores desenvolvidos para o sistema de avaliação do ensino técnico. O capítulo quarto, de cunho mais descritivo, teve o intuito de descrever a proposta de ferramenta que alcance valor significativo enquanto solução de Gestão Baseada em Evidências. Para sua execução, diversas fontes de dados primários e secundários foram consideradas, além da adoção de inspiração no Design Science Research e nos exemplos de artigos tecnológicos para o seu relato. Detalhamos os caminhos adotados, bem como o processo de avaliação e comunicação dos módulos. Por fim, no capítulo cinco, são apresentadas as considerações finais, nas quais expomos a consolidação do modelo e decisões que foram tomadas baseadas nas evidências geradas. Além disso, exibimos as contribuições teóricas e práticas, as limitações e as sugestões de pesquisas futuras.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1813840 - ALESSIO TONY CAVALCANTI DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 338287 - ARIANE NORMA DE MENEZES SA
Externo à Instituição - ELIAS PEREIRA LOPES JUNIOR
Interno - 1716289 - JOSE JORGE LIMA DIAS JUNIOR
Externo à Instituição - MATEUS FERREIRA