PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ENRICCO LUDOVICK DE ARRUDA CAMARA MARTINS VALENTE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ENRICCO LUDOVICK DE ARRUDA CAMARA MARTINS VALENTE
DATA: 25/04/2025
HORA: 14:00
LOCAL: PPGA
TÍTULO: MUDEI, AGORA SOU DA TI: Um estudo sobre a Atratividade da Carreira em Tecnologia da Informação e sua relação com o fenômeno de transição de carreira
PALAVRAS-CHAVES: Trabalhador de TI. Transição de carreira. Tecnologia da Informação. Atratividade de carreira.
PÁGINAS: 326
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Esta tese teve como objetivo compreender o fenômeno da transição de carreira para a área de Tecnologia da Informação (TI), a partir da perspectiva dos indivíduos que vivenciam esse processo. A pesquisa partiu do pressuposto de que o crescente movimento de migração profissional para o setor de TI está relacionado não apenas a questões estruturais do mercado de trabalho, mas também a fatores subjetivos, simbólicos e contextuais que moldam a tomada de decisão e a construção de novas identidades profissionais. Para isso, a tese foi estruturada em três estudos interdependentes. No Estudo I realizei uma revisão sistemática da literatura sobre a cultura ocupacional de TI, destacando os aspectos que conferem singularidade à profissão. Já no Estudo II, de caráter ensaístico, propus um diálogo entre teorias de gestão de carreira e as especificidades do mercado de TI, identificando lacunas e oportunidades teóricas para compreender a atratividade dessa área. Por fim, no Estudo III, de natureza empírica e abordagem qualitativa, realizei 56 entrevistas semiestruturadas com profissionais relacionados ao fenômeno da transição de carreira para TI. A partir da análise de conteúdo, elaborei a definição do construto Atratividade de Carreira em TI (ACTI), constituído por três forças (positivas, negativas e neutras), bem como sistematizei os eixos estruturantes do fenômeno da transição: fatores contextuais, aprendizado intercarreira e catalisadores da transição. Esses elementos foram integrados no Modelo da Migração para TI (MM-TI), que articula construto, fenômeno e uma dimensão transversal composta por narrativas de carreira e emoções/sentimentos. Sobre as principais contribuições da tese: a) Do ponto de vista acadêmico, a pesquisa propôs um construto acadêmico, passível de ser adaptado em outras carreiras. Além disso, traz para o âmbito acadêmico uma discussão sobre um fenômeno real com impactos econômicos e sociais para o país; b) Do ponto de vista teórico, a pesquisa contribui com a ampliação de quatro bases teóricas: a Teoria das Âncoras de Carreira, a Teoria Social Cognitiva de Carreira, a Teoria da Construção de Carreira e a Teoria U; c) Do ponto de vista prático, os achados oferecem informações para organizações, gestores e instituições de ensino ao evidenciar o potencial de profissionais em transição e a importância de ambientes que favoreçam a integração e a valorização de competências prévias.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DIOGO HENRIQUE HELAL
Externo ao Programa - 2760183 - FLAVIO PERAZZO BARBOSA MOTA
Interno - 1716289 - JOSE JORGE LIMA DIAS JUNIOR
Presidente - 2115825 - PEDRO JACOME DE MOURA JUNIOR
Externo à Instituição - VALTER DE ASSIS MORENO JUNIOR