PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

Banca de DEFESA: DANIEL SOARES DANTAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL SOARES DANTAS
DATA: 30/07/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: ENSINO-APRENDIZAGEM DE GRAMÁTICA: ENTRE CRENÇAS E POSSIBILIDADES À LUZ DO FUNCIONALISMO LINGUÍSTICO
PALAVRAS-CHAVES: crenças docentes; ensino de gramática; Funcionalismo linguístico; ressignificação; Educação Básica.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A pesquisa explora as crenças dos professores da Educação Básica sobre o ensino de gramática e como essas influenciam suas práticas pedagógicas. Destaca-se o papel central do professor na condução do processo educacional e na qualidade da aprendizagem dos estudantes. O estudo tem como objetivo principal compreender as crenças dos professores sobre o ensino de gramática e analisar como essas crenças moldam suas práticas. Além disso, propõe-se a elaboração e implementação de um minicurso interventivo para ressignificar essas práticas à luz do Funcionalismo linguístico, com a avaliação do impacto dessa intervenção como objetivo essencial da pesquisa. A introdução enfatiza a importância da pesquisa científica como agente transformador da realidade. Delineia-se o objeto de estudo através da intersecção das palavras “crenças”, “ensino de gramática”, “Funcionalismo” e “professor”, além de apresentar dados de um questionário aplicado a docentes da Educação Básica para ressaltar a relevância do tema antes de prosseguir para o minicurso. No Capítulo II, abordam-se as definições de crenças relacionadas ao ensino de língua e sua conexão com o ensino de gramática, juntamente com as principais concepções de gramática presentes nos materiais didáticos e nas diretrizes nacionais, como os PCN (1998) e a BNCC (2018). O Capítulo III discute a concepção do Funcionalismo de orientação norte-americana sobre linguagem, língua e ensino de gramática, revisando conceitos como sintaxe, semântica e pragmática, e explorando o princípio da iconicidade, tanto na teoria original quanto nas interpretações de pesquisadores brasileiros. No Capítulo IV, os participantes da formação são caracterizados, com foco nas crenças reveladas durante o processo. Descreve-se o planejamento e a mediação da formação, desde a seleção dos materiais até a avaliação final, oferecendo uma avaliação das experiências vividas nos encontros. O Capítulo V analisa as crenças dos professores da Educação Básica à luz dos conceitos estudados e da teoria Funcionalista. Diferentemente do capítulo anterior, que explora o aspecto pedagógico da formação, este capítulo destaca o conteúdo das crenças e sua relação com a pergunta central da pesquisa, apresentando os resultados obtidos. No Capítulo VI, analisam-se as sequências didáticas produzidas pelos participantes do minicurso. Discute-se como essas sequências refletem as crenças dos professores e como o conhecimento do Funcionalismo Linguístico influencia a abordagem do ensino de gramática em situações práticas. A pesquisa adota uma metodologia em quatro etapas: revisão da literatura, realização de um minicurso interventivo, análise pós-minicurso com base em etnografia escolar, e utilização de métodos qualitativos e quantitativos para compreender as crenças dos professores sobre o ensino de gramática na Educação Básica. Conclui-se que as crenças pessoais dos docentes exercem uma influência significativa na prática pedagógica, muitas vezes moldando suas abordagens ao ensino de gramática, mesmo diante de conhecimentos teóricos e diretrizes educacionais. Essas crenças podem atuar como limitadores quando se afastam de teorias como o Funcionalismo Linguístico, que promove uma abordagem contextualizada e funcional para o ensino da gramática.
Presidente - 1149458 - CAMILO ROSA DA SILVA
Externo à Instituição - CLEBER ALVES DE ATAIDE