PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: GLORIA MARIA MIRANDA DE FREITAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLORIA MARIA MIRANDA DE FREITAS
DATA: 10/12/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet - https://meet.google.com/chh-wokp-hcw
TÍTULO: AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: O DESENVOLVIMENTO DOS NÍVEIS LINGUÍSTICOS DE FONOLOGIA, MORFOSSINTAXE E PROSÓDIA EM CRIANÇAS
PALAVRAS-CHAVES: Aquisição de Linguagem. Desenvolvimento Linguístico. Língua Materna. Língua Estrangeira. Psicolinguística
PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A aquisição de uma língua estrangeira na infância é um processo multifacetado que envolve o desenvolvimento de diferentes níveis linguísticos em interação com fatores maturacionais, cognitivos e de exposição. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo investigar o desenvolvimento de diferentes níveis linguísticos em crianças brasileiras que estão aprendendo inglês como língua estrangeira. Baseando-se no modelo de desenvolvimento da linguagem de Skeide e Friederici (2016), este estudo busca entender como as crianças em fase de desenvolvimento linguístico adquirem os diferentes níveis: fonológico, morfossintático e prosódico em inglês, considerando seu conhecimento prévio do português brasileiro como língua materna. A parte experimental do estudo contou com a criação de três experimentos psicolinguísticos em que foram testados o desenvolvimento linguístico nos níveis fonológico, morfossintático e prosódico. A pesquisa foi realizada em uma escola privada de idiomas da cidade de João Pessoa-PB, Brasil (Cultura Inglesa Manaíra) e os participantes foram crianças alunas da escola com idades de 6, 7 e 8 anos, com tempo de exposição ao idioma inglês de 6, 12, 18 e 24 meses. A apresentação do experimento e as respostas dos participantes foram realizadas através do Formulários Google. No experimento fonológico, os participantes foram expostos a gravações de palavras contendo fonemas específicos do inglês e inexistentes no português brasileiro (i.e., /˄, æ, ɵ, ð/). A tarefa do participante era ouvir três palavras e identificar qual delas continha o fonema apresentado anteriormente. O experimento morfossintático abordou a regularidade flexional dos verbos e a derivação de palavras com os sufixos – able e –ly. A tarefa dos participantes era ouvir pares de frases contendo a forma correta e a forma incorreta das palavras e escolher a frase correta. No experimento prosódico, a tarefa dos participantes era ouvir frases e responder a qual imagem ela correspondia de acordo com a prosódia. Os resultados indicaram que o desenvolvimento linguístico das crianças segue parcialmente as etapas observadas na aquisição da língua materna, com diferenças associadas à idade e ao tempo de exposição à língua estrangeira. A idade mostrou-se um fator determinante no nível fonológico, enquanto o tempo de exposição influenciou mais significativamente os níveis morfossintático e prosódico. Esses achados sugerem que, embora a aquisição da língua estrangeira siga algumas etapas do modelo de língua materna estudado, ela é modulada por fatores de experiência e pela transferência da língua materna. Além de contribuir para o entendimento do processamento linguístico em contextos de aquisição de língua estrangeira na infância, o estudo apresenta contribuições metodológicas relevantes ao propor experimentos originais voltados ao público infantil. Tais instrumentos e resultados podem servir de base para pesquisas futuras e para o aprimoramento de práticas pedagógicas no ensino de língua estrangeira.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1067529 - GUSTAVO LOPEZ ESTIVALET
Interno(a) - 1572304 - JOSE FERRARI NETO
Externo(a) à Instituição - JULIANA NOVO GOMES
Externo(a) à Instituição - MARIA CRISTINA LOBO NAME
Interno(a) - 1681711 - ROSANA COSTA DE OLIVEIRA