PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

Banca de DEFESA: LORRAINE RAMOS DOBROVOSK

DISCENTE: LORRAINE RAMOS DOBROVOSK
DATA: 29/07/2024
LOCAL: Sala 413 do CCHLA
TÍTULO: Relação dialógica das vozes apresentadas pela campanha da fraternidade 2022 "fala com sabedoria, ensina com amor": um estudo discursivo.
PALAVRAS-CHAVES: Linguagem. Relações dialógicas. Educação. Campanha da Fraternidade.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: As pesquisas no campo linguístico, precisamente na análise do discurso religioso, têm alcançado maior destaque nos estudos acadêmicos. Essa é a linha na qual essa dissertação também se insere. O objetivo central é descrever e analisar as relações dialógicas das vozes apresentadas no texto base da Campanha da Fraternidade 2022 (CF-2022), à luz da teoria dialógica de Bakhtin, com a intenção de contribuir na formação e construção de uma realidade educacional que promova a cultura do encontro. A CF é uma ação, anualmente promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e tem por escopo elucidar algum tema de reflexão em nível social e cultural. Em 2022, o tema da educação foi abordado num contexto pós-pandêmico. Verificamos que este texto base é muito relevante, pois abre perspectivas humanísticas para o panorama da educação na atualidade e considera diversas vozes e esferas sociais na construção de seu discurso. Nesse sentido, apresenta sintonia com o pensamento dialógico de Bakhtin (1895-1975) e o Círculo, pensadores da linguagem do século XX, que nos ajudam a refletir sobre as relações dialógicas na análise do discurso. Apresentamos a relação entre tais vozes, à luz da teoria bakhtiniana especialmente a partir das categorias de relações dialógicas, sujeito responsável e responsivo e cronotopo. Por meio de uma investigação documental de caráter qualitativo e natureza interpretativa, selecionamos como corpus o documento central da Campanha que tem como tema: ―Fraternidade e Educação: Fala com sabedoria, ensina com amor‖. Ao longo da pesquisa, além de apresentar as categorias bakhtinianas importantes para o estudo, descrevemos as vozes do documento a partir das esferas da: família, escola, religião e sociedade, e tratamos de relacionar as vozes da CF-2022 com a teoria de Bakhtin e o Círculo. Os resultados da pesquisa apontam um caminho educativo firmado na concepção de uma educação para o diálogo e para a promoção da cultura do belo, bom e verdadeiro. Consideramos que esta pesquisa contribui para os estudos linguísticos, pois refletem as relações dialógicas num panorama tão fundamental como é a educação na sociedade brasileira a partir de um discurso religioso de profunda relevância como o da Campanha da Fraternidade.
Externo à Instituição - ELIETE CORREIA DOS SANTOS
Externo à Instituição - JANIELLY SANTOS DE VASCONCELOS VIANA