PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

Banca de QUALIFICAÇÃO: HUGO FERNANDO DA SILVA NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HUGO FERNANDO DA SILVA NASCIMENTO
DATA: 28/08/2024
LOCAL: meet.google.com/gsc-izbm-puf
TÍTULO: A construção da argumentação na notícia telejornalística: Um estudo comparativo de notícias políticas no JN e JR
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação; Polifonia; Blocos Semânticos; Noticia Telejornalística
RESUMO: O ano de 2022, no Brasil, foi um período marcado por tensões sociais e políticas, decorrentes principalmente, da polarização entre os dois candidatos mais bem avaliados nas pesquisas, Lula e Bolsonaro. Naturalmente, as grandes emissoras, através de seus telejornais, realizaram a cobertura das campanhas de tais candidatos, contudo nem sempre da mesma forma, sendo acusadas, por vezes, pela população de favorecer certo lado nas disputas eleitorais. Dito isso, o presente trabalho investiga como a argumentação foi construída em notícias veiculadas pela rede Globo e pela Record em seus telejornais carros-chefes (Jornal Nacional e Jornal da Record). A presente investigação é de natureza descritiva e qualitativa e está vinculada à área linguística da Semântica Argumentativa. Para compor nosso corpus, mapeamos as notícias veiculadas nas edições de ambos os telejornais ao longo do mês de setembro de 2022 e transcrevemos um total de 29 notícias que abordavam acontecimentos políticos da campanha dos principais candidatos à presidência da República. Através de análise comparativa, buscamos responder a questões como: quais fenômenos semântico-argumentativos são mais relevantes para construção da argumentação na notícias telejornalística? Ao noticiar sobre o mesmo fato, os telejornais citados apresentam blocos semânticos semelhantes ou distintos? Os principais pressupostos teóricos que utilizamos foram a Teoria Argumentativa da Polifonia (TAP), de Carel (2010; 2011; 2021); a Teoria dos blocos Semânticos, de Carel (2021); os estudos sobre Argumentação e Polifonia, segundo Ducrot (1987; 1988); e as diferentes formas de menção do dizer alheio, de acordo com Moyano (2007). A partir das análises feitas e da observação dos resultados parciais, defendemos a ideia de que a construção da argumentação no gênero notícia telejornalística é feita, principalmente, através do fenômeno semânticoargumentativo da polifonia, em suas várias facetas (polifonia de locutores por estilo direto e indireto; o SE-Locutor; o discurso narrativizado e as nominalizações citativa); bem como pelos efeitos de sentido ativados pelos diferentes blocos semânticos e aspectos argumentativos prevalecentes nas notícias jornalísticas.
Interno - 280.296.998-67 - ALVARO MAGALHÃES PEREIRA DA SILVA - USP
Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO