PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: MARCELINO ISSA DA CUNHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELINO ISSA DA CUNHA
DATA: 22/08/2024
HORA: 09:45
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: Políticas de educação linguística para o português em Guiné-Bissau: o ensino de gramática na perspectiva do material didático Comunicar em Português 6 e dos professores
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Linguísticas. Ensino de Gramática. Materiais Didáticos. Guiné-Bissau.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: As políticas linguísticas podem ser analisadas desde os documentos oficiais até livros didáticos, os quais funcionam como mecanismos implícitos de disseminação de ideologias e práticas linguísticas. A nossa pesquisa teve como objetivo geral investigar o ensino de gramática no contexto multilingue da Guiné-Bissau a partir de perspectiva dos materiais didáticos e dos professores de língua portuguesa. Para atingir esse objetivo, estabelecemos as seguintes questões que norteiam a pesquisa: como se dá a abordagem gramatical no livro didático Comunicar em português 6 e no respectivo Caderno de Atividades? Qual é a percepção dos professores sobre o ensino de gramática em geral e no material didático utilizado para o ensino de português na 6ª classe? Como a abordagem de gramática pode ser aprimorada para promover um aprendizado efetivo da língua portuguesa? Para responder a essas perguntas, nos fundamentamos na noção teórica de política linguística de Spolsky (2004, 2009, 2012, 2021) que a compreende a partir das dimensões das práticas, das crenças e da gestão, bem como na noção de mecanismo de política linguística de Shohamy (2006, 2009), principalmente, no mecanismo de Políticas de Educação Linguística, no qual consideramos os livros didáticos como constituinte desse mecanismo. Esta pesquisa se caracteriza pela natureza qualitativa e se insere em um paradigma interpretativista (Lin, 2015), caracterizando-se, ainda, como pesquisa documental (Cellard, 2012). O corpus se constituiu do livro didático “Comunicar em português 6, sendo o Livro de Leitura, e seu respectivo Caderno de Atividades, bem como dos discursos de nove professores de língua portuguesa, gerados a partir da aplicação de um questionário. Para a análise desses discursos, utilizamos a análise temática (Braun; Clark, 2008). Os resultados indicam que o ensino de gramática em Guiné-Bissau, conforme evidenciado no material didático e nos discursos dos professores, caracteriza-se, predominantemente, por uma abordagem metalinguística e por um enfoque dos aspectos estruturais da língua. A nosso ver, o LD se constitui um mecanismo de política linguística, fomentando, para os professores, a crença de um ensino de gramática tradicional. Com a proposição das sugestões apresentadas, espera-se que os professores conheçam outras possibilidades de ensinar gramática que vá além do ensino da metalinguagem. Concluímos que é essencial rever os materiais didáticos e as práticas de ensino de gramática para promover um aprendizado mais efetivo e inclusivo, que priorizem at
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GISLENE LIMA CARVALHO
Externo à Instituição - KATIA CRISTINA CAVALCANTE DE OLIVEIRA
Interno - 1285220 - REGINA CELI MENDES PEREIRA DA SILVA
Presidente - 2733966 - SOCORRO CLAUDIA TAVARES DE SOUSA