PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: BARTHYRA CABRAL VIEIRA DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BARTHYRA CABRAL VIEIRA DE ANDRADE
DATA: 16/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório 412 do CCHLA
TÍTULO: DE TRAJETOS DOCENTES E DE UMA TRAVESSIA: uma história sobre florescer contada por professores de inglês e espanhol em formação inicial do Programa Residência Pedagógica/UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Linguística Aplicada, Interacionismo Sociodiscursivo, Programa Residência Pedagógica, Docência, Profissionalização.
PÁGINAS: 271
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O desenvolvimento humano é fenômeno complexo e assim também o é o desenvolvimento de professores. Esta pesquisa aborda a docência, a partir da compreensão de que ela comporta três dimensões, quais sejam: a formação, a atividade docente e a profissionalização. O objetivo geral da tese é discutir essas dimensões por meio da análise das representações que professores em formação inicial de Letras-Inglês e Letras-Espanhol, participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP)/UFPB (Edital CAPES n° 6/2018) construíram ao longo de 18 meses sobre cada uma delas, buscando, em última instância, verificar de que forma ocorreu o desenvolvimento profissional desses residentes no âmbito do Programa. O estudo está situado na Linguística Aplicada (Celani, 2008; Kleimann, 2013; Moita Lopes, 2006, 2013); cujas bases teóricas possibilitam dar visibilidade a processos, indivíduos diferentes neles envolvidos e as suas relações, bem como se propõe a construir uma compreensão sobre a vida social. O quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1999, 2006a, 2006b, 2006c, 2008, 2013, 2021; Bronckart; E. Bronckart, 2017, Bronckart, Machado, 2004, Bulea, 2010, Machado, Bronckart,2009), por sua vez, foi adotado em razão de este campo de estudos atribuir centralidade à linguagem, considerando-a como fundamental para a compreensão do desenvolvimento humano e das representações que lhe são reveladoras. Por meio do aparato conceitual e do folhado textual que orientam as análises no ISD, foi possível investigar as representações que os residentes, colaboradores da pesquisa, construíram sobre o seu agir em textos de duas reuniões de avaliação do PRP que aconteceram no ano de 2019 e foram gravadas em áudio, e nas quais se estabeleceu um diálogo entre residentes e docentes-formadores a respeito do trabalho desenvolvido. A análise também resultou do estudo e interpretação dos dados a partir de conceitos oriundos das Ciências do Trabalho (Amigues, 2004; Clot, 2007; 2010; Faita, 2004; Saujat, 2004; Schwartz, 2002), em especial o conceito de gênero profissional, de atividade e o papel das práticas linguageiras no trabalho. Ao buscar as representações do agir dos professores nos textos, foram utilizadas as categorias linguístico-discursivas vozes e modalizações, conforme propostas por Bronckart (1999) e foi dada especial atenção à relação entre os resultados da pesquisa e a concepção de formação em que acredito. Da análise dos excertos foram revelados três temas e treze subtemas relacionados às representações do agir dos professores seu desenvolvimento. Os resultados apontam para o trabalho no PRP destacando que ele se deslocou da perspectiva formativa prescrita para um espaço de desenvolvimento docente no qual se possibilitou a existência de sujeitos aptos a ocuparem seus espaços profissionais e seu lugar no mundo de forma crítica e ativa. Desse modo, a experiência no Programa caracterizou-se por ressignificações da docência resultando em práticas emancipadoras, mediante as quais esses professores tomaram consciência da sua formação como transformadora, capaz de provocar a ontogênese do seu papel social de professor, da atividade docente colaborativa e ética e do desenvolvimento da profissionalização como espaço de luta.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2169247 - BETANIA PASSOS MEDRADO
Interno - 1204954 - CARLA LYNN REICHMANN
Interno - 2401526 - ELAINE ESPINDOLA BALDISSERA
Externo ao Programa - 2317361 - FABIO PESSOA DA SILVA
Externo à Instituição - TATIANA FERNANDES SANT'ANA