PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: ALESSANDRA MAGDA DE MIRANDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRA MAGDA DE MIRANDA
DATA: 30/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Zoom
TÍTULO: PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ACADÊMICO-PROFISSIONAIS NO PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR SUPERVISOR
PALAVRAS-CHAVES: Letramento Acadêmico-Profissional; Professor Supervisor; PIBID.
PÁGINAS: 299
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Esta pesquisa insere-se no âmbito dos estudos que contemplam o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), enquanto ação propícia à formação continuada, com vistas ao desenvolvimento profissional do professor da Educação Básica. Nesse sentido, o percurso investigativo empreendido teve como objetivo geral analisar as contribuições das práticas de letramentos acadêmico-profissionais, vivenciadas no âmbito desse programa, para a formação dos professores supervisores (PS). Para sua realização, partiu-se da suposição de que as atividades colaborativas realizadas entre os bolsistas (pibidianos, professores supervisores e coordenador de área), caracterizadas pelo uso da leitura e da escrita de gêneros acadêmicos e profissionais, enquanto práticas situadas, bem como a participação em diferentes atividades que possibilitam a aproximação entre a escola e a universidade, o universo profissional e acadêmico, respectivamente, permitem a concepção do PIBID como um espaço para o letramento acadêmico-profissional e, consequentemente, para a formação contínua do PS. Com o propósito de averiguar esta hipótese, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) constatar, nos documentos oficiais regulamentadores do programa, como foram se constituindo, ao longo dos anos, os papéis e as atribuições do PS; b) averiguar as representações dos professores supervisores quanto aos papéis por eles desempenhados no PIBID; c) identificar as práticas de letramentos acadêmico-profissionais por eles vivenciadas, nos diferentes contextos de atuação do programa; d) compreender os sentidos que são atribuídos pelos PS às práticas de letramentos acadêmico-profissionais emergentes nas atividades vivenciadas; e)investigar de que maneira as dimensões do agir desses professores, no contexto do programa, configuram seu protagonismo e contribuem para o seu desenvolvimento profissional, especialmente em relação às práticas de letramento acadêmico-profissionais. Para tanto, além dos documentos regulamentadores do programa, o corpus é constituído por questionários e entrevistas semiestruturadas realizados com quatro (4) professores da Educação Básica, que atuaram como supervisores em diferentes subprojetos, a saber: Letras – Língua Portuguesa, Pedagogia, Multidisciplinar Biologia/Química e Multidisciplinar Filosofia/História, vinculados ao PIBID-UEPB, campus I, cota 2018/2020. Essa investigação, inserida na agenda da Linguística Aplicada, foi conduzida através de uma pesquisa qualitativa de natureza interpretativa, respaldada nas perspectivas dos Estudos de Letramento (Street, 2013, 2014; Kleiman, 1995, 2009) e na ancoragem teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (Bronckart, 1999, 2006, 2007), que oferece fundamentos tanto do ponto de vista de uma metodologia de análise de textos, em toda sua complexidade, como em uma perspectiva teórico-epistêmica, que prevê diálogos com diferentes campos de conhecimento e que se constituiu sob as influências de Vygotsky ([1984] 2000, [1930]2000) e de Bakhtin ([1979[1997), bem como da teoria do Agir Comunicativo (Habermas, 1987). Os resultados desta investigação constatam que a inserção nas práticas de letramentos acadêmico-profissionais, emergentes nas atividades do programa, propicia o desenvolvimento profissional do professor da Educação Básica ao passo que possibilita reflexões e transformações sobre perspectivas e condutas no agir docente; reaproximação ao universo acadêmico; articulação entre os saberes acadêmicos, profissionais e experienciais, sob uma ótica formativa; estímulo à busca de novos conhecimentos e à formação continuada qualificada; e, por fim, valorização e reconhecimento desses profissionais que protagonizam o seu desenvolvimento profissional, ao atuarem como coformadores de futuros docentes.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EVANDRO GONCALVES LEITE
Externo à Instituição - HERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA
Externo à Instituição - IARA FRANCISCA ARAÚJO CAVALCANTI
Externo à Instituição - LAURA SILVEIRA BOTELHO
Presidente - 1285220 - REGINA CELI MENDES PEREIRA DA SILVA
Interno - 2733966 - SOCORRO CLAUDIA TAVARES DE SOUSA
Externo à Instituição - TATIANA FERNANDES SANT'ANA