PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: RAFAELA CRISTINA OLIVEIRA DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELA CRISTINA OLIVEIRA DE ANDRADE
DATA: 17/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório Administrativo do CT - Térreo
TÍTULO: ENTRE AFETOS E TRAJETOS: O TRABALHO DO SURDO PROFESSOR À LUZ DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO
PALAVRAS-CHAVES: agir docente. Surdo. Afeto. Interacionismo Sociodiscursivo. Ciências do Trabalho.
PÁGINAS: 159
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Uma prática corrente na vida profissional do Surdo é a docência, resultado da pouca afinidade da sociedade ouvinte com a Cultura Surda e do apagamento da profissionalização desses indivíduos. Apesar das legislações do Brasil que reconhecem a Libras (10.436/2002) e regulamentam o seu uso (5.626/2005) já datarem quase duas décadas, e a luta da Comunidade Surda ter conseguido implementar outros tantos direitos, a efetivação desses avanços legais ainda caminha lenta. Um exemplo dessa lentidão foi a institucionalização da formação do Surdo professor, que se consolida recentemente, no ano de 2006, com a abertura dos cursos de Letras-Libras (Quadros; Stumpf, 2009). À vista disso, esta pesquisa de natureza qualitativa-interpretativista, foi desenvolvida com o objetivo de investigar o agir do Surdo professor graduado em Letras-Libras e as configurações que constituem este trabalho. Para isso, foram definidos os seguintes objetivos específicos: (i) analisar os aspectos textuais que apontam para representações sobre o trabalho do professor surdo graduado em Letras-Libras; (ii) identificar as complexidades e os agentes envolvidos no trabalho desse professor, tematizados nos textos-discursos sobre o seu agir; e (iii) compreender as interferências didático-pedagógicas que a formação superior empreende ao trabalho deste indivíduo. Como estratégia metodológica para a geração de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada realizada com dois colaboradores Surdos com formação superior em Letras-Libras. Como contribuições do trabalho: no aspecto ético, subsídios metodológicos para a pesquisa com Surdos e com língua de sinais; no campo das Ciências Linguísticas em interface com as Ciências do Trabalho (Clot, 2007 [1999]; Faïta, 2004), análise do agir docente resultante de textos-discursos visuais, traduzidos para a língua escrita, e novas discussões teórico-metodológicas dentro da epistemologia que nos cerca nesse estudo, o Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1999, 2006), uma vez que foi dado ênfase à análise de uma língua de natureza visuoespacial, não prevista nos pressupostos dessa teoria. Considerando que a Licenciatura em Letras-Libras é uma formação superior relativamente nova no Brasil (2006), sobretudo no Estado de Pernambuco (2014), este estudo ainda promove benefícios à própria Comunidade Surda no sentido de dar visibilidade a esse trabalhador e possibilitar, à sociedade e a ele mesmo, a compreensão do real de uma atividade que, além de opaca, é marginalizada.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2169247 - BETANIA PASSOS MEDRADO
Externo ao Programa - 1699051 - EDNEIA DE OLIVEIRA ALVES
Externo à Instituição - EULÁLIA VERA LÚCIA FRAGA LEURQUIN
Externo à Instituição - KARYNE SOARES DUARTE SILVEIRA
Interno - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE
Interno - 2733966 - SOCORRO CLAUDIA TAVARES DE SOUSA