PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: JOSÉ ERIC DA PAIXÃO MARINHO
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ ERIC DA PAIXÃO MARINHO
DATA: 06/11/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório Administrativo do CT - Térreo
TÍTULO: DE MÃOS ATADAS: A AVALIATIVIDADE EM RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES COM ALUNOS SURDOS NA PANDEMIA DA COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Linguística Aplicada; Linguística Sistêmico-Funcional; Inclusão; Avaliatividade; Pandemia.
PÁGINAS: 187
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Por entender a importância da linguagem para o desenvolvimento das atividades que realizamos, acreditamos que estudos da linguagem que versem sobre o contexto pandêmico são essenciais para compreendermos como essas atividades foram realizadas/ impactadas, posto que a linguagem sofre influências do seu contexto de produção e dos objetivos esperados a serem alcançados. Partindo desse entendimento, para o desenvolvimento desta tese, foi utilizada a interface presente entre os arcabouços teórico-metodológicos da Linguística Aplicada (LA) (Moita-Lopes, 2006; 2015), com ênfase na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (Halliday; Matthiessen, 2004), e do ensino de línguas inclusivo (Medrado, 2016; 2019). Este estudo tem como objetivo principal investigar os elementos léxico-gramaticais escolhidos por três professores de língua portuguesa de alunos Surdos para avaliarem suas atuações com esse grupo durante a pandemia da Covid-19. Para atingir esse objetivo, as categorias do Sistema de Avaliatividade (Martin; White, 2005), mais especificamente do subsistema atitude, foram utilizadas para a análise das marcas avaliativas encontradas nas vozes dos participantes. A geração dos dados que foram analisados para a pesquisa ocorreu por meio da realização de um Grupo Focal (GF), que aconteceu em dois momentos e foi registrado em áudio, e da aplicação de um questionário com os colaboradores deste estudo. Os dados foram submetidos à análise de Avaliatividade para investigar como esses docentes avaliam suas experiências com alunos Surdos e como essas foram afetadas nesse contexto de pandemia. Os resultados alcançados sugerem que, nos recortes observados, os docentes tendem a focar, na maioria dos casos, em avaliações de insatisfação, que desvelam afetos de polaridade negativa em relação ao processo de inclusão do alunado Surdo no ensino remoto, ao desempenho das suas práticas inclusivas, à falta de uma formação docente que abarque as especificidades da Educação Inclusiva e à ineficácia do processo de inclusão escolar de pessoas com deficiência na atualidade.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3337496 - BARBARA CABRAL FERREIRA
Interno - 1924415 - CAROLINA GOMES DA SILVA
Externo ao Programa - 1775498 - DANIEL ANTONIO DE SOUSA ALVES
Presidente - 2401526 - ELAINE ESPINDOLA BALDISSERA
Externo à Instituição - HÉLCIA MACEDO DE CARVALHO DINIZ E SILVA
Interno - 1725656 - ISABELLE CAHINO DELGADO
Externo à Instituição - KARYNE SOARES DUARTE SILVEIRA