PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: GLÓRIA MARIA MIRANDA DE FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLÓRIA MARIA MIRANDA DE FREITAS
DATA: 18/12/2024
HORA: 08:00
LOCAL: meet.google.com/cup-wcot-kbf
TÍTULO: Aquisição de língua estrangeira: o desenvolvimento dos diferentes processos linguísticos
PALAVRAS-CHAVES: Aquisição de Linguagem. Desenvolvimento Linguístico. Língua Materna. Língua Estrangeira. Psicolinguística.
PÁGINAS: 50
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo investigar o desenvolvimento do processamento de diferentes níveis linguísticos em crianças brasileiras que estão aprendendo o inglês como língua estrangeira. Baseando-se no modelo de desenvolvimento da linguagem de Skeide e Friederici (2016), este estudo busca entender como as crianças ainda dentro do período crítico de desenvolvimento linguístico adquirem o processamento dos diferentes níveis: fonológico, morfossintático e prosódico em inglês, considerando seu conhecimento prévio do português brasileiro como língua materna. A parte experimental do estudo contou com a criação de três experimentos psicolinguísticos em que serão testados o desenvolvimento linguístico nos níveis fonológico, morfossintático e prosódico. A pesquisa está sendo realizada na Cultura Inglesa de Manaíra, João Pessoa-PB, Brasil e os participantes são crianças alunas da escola com idades de 6, 7 e 8 anos, com exposição ao idioma inglês de 6, 12 e 18 meses. A apresentação do experimento e as respostas dos participantes são realizadas através do Formulários Google. No experimento fonológico, os participantes são expostos a gravações de palavras contendo fonemas específicos do inglês e inexistentes no português (i.e., /˄, æ, ɵ, ð/). A tarefa do participante é ouvir três palavras e identificar qual delas contém o fonema apresentado anteriormente. O experimento morfossintático abordará a regularidade flexional dos verbos e a derivação de palavras com os sufixos –able e –ly. A tarefa dos participantes é ouvir pares de frases contendo a forma correta e a forma incorreta das palavras e escolher a frase correta. No experimento prosódico, a tarefa dos participantes é ouvir frases - e responder a qual imagem ela corresponde. Como hipótese de base, os resultados devem seguir as mesmas etapas da aquisição de língua materna propostas por Skeide e Friederici (2016). Nossa hipótese alternativa é que as etapas devem apresentar modificações devido à idade e ao tempo de exposição ao inglês como língua estrangeira, além da interferência e da transferência linguísticas do português como língua materna. O estudo fornecerá informações sobre a aquisição do processamento linguístico em crianças e contribuirá para a compreensão de como diferentes componentes linguísticos se desenvolvem em um contexto de aquisição de língua estrangeira dentro do período crítico.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2657242 - FRANCIELI FREUDENBERGER MARTINY
Presidente - 1067529 - GUSTAVO LOPEZ ESTIVALET
Externo ao Programa - 1063519 - JANEIDE MAIA CAMPELO
Interno - 1572304 - JOSE FERRARI NETO
Interno - 1681711 - ROSANA COSTA DE OLIVEIRA