PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
32167745

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CLARA BATISTA MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA CLARA BATISTA MONTEIRO
DATA: 20/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Zoom
TÍTULO: O gênero ensaio acadêmico-científico em periódicos QUALIS CAPES A1 da área de Letras
PALAVRAS-CHAVES: Ensaio acadêmico-científico; Interacionismo Sociodiscursivo; Periódicos científicos; Modelo Didático do Gênero.
PÁGINAS: 110
RESUMO: O ensaio acadêmico/científico é um gênero ainda pouco investigado no campo da Linguística Aplicada brasileira. Além disso, a maioria dos trabalhos são voltados para a análise de ensaios desenvolvidos num contexto de ensino-aprendizagem, em que os papéis sociais assumidos pela relação autor-leitor não ultrapassam os limites da relação aluno-professor. Diante desse contexto, a presente dissertação tem como objetivo caracterizar o gênero ensaio acadêmico publicado nos periódicos Qualis Capes A1 das áreas de Linguística e de Literatura. Para tanto, ancorou-se no arcabouço teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2023; Bronckart, 2006) e dos estudos do letramento acadêmico-científico (Fuza, 2015). A pesquisa, de natureza qualitativainterpretativista, inserida no âmbito da Linguística Aplicada (LA), analisou o corpus de quatro (4) ensaios acadêmicos científicos, em conjunto com as Diretrizes para Autores das revistas em que foram publicados. Dessa maneira, a análise dos parâmetros do contexto de produção nos levou a identificar o ensaio como um gênero em clandestinidade, uma vez que, na maioria dos casos, ele não é previsto pelas diretrizes das revistas, mesmo quando expressivamente publicado. Ademais, no âmbito desta qualificação, apresentamos resultados parciais que demonstram que o ensaio, assim como outros gêneros, não pode ser caracterizado apenas por suas dimensões formais ou estilísticas, mas sobretudo pela mobilização de determinados objetivos da comunicação. No próximo estágio da pesquisa, pretendemos aprofundar a análise com a construção de um capítulo dedicado à arquitetura interna do ensaio e outro focado na elaboração de um Modelo Didático do Gênero, de caráter prepositivo.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELIANE GOUVÊA LOUSADA
Externo à Instituição - EVANDRO GONCALVES LEITE
Externo à Instituição - MARCELA DE MELO CORDEIRO EULÁLIO
Externo ao Programa - 1786143 - MARGARETE VON MUHLEN POLL
Presidente - 1285220 - REGINA CELI MENDES PEREIRA DA SILVA